Início05 vantagens de fazer investimentos a longo prazo

05 vantagens de fazer investimentos a longo prazo

Grande parte dos cidadãos brasileiros não possui o hábito de se planejar financeiramente a longo prazo, especialmente por não estarem familiarizados com essa prática e nem terem tido contato com educação financeira anteriormente.

Porém, é importante saber como fazer isso e conhecer os tipos de inflação para manter um nível de estabilidade financeira evitando dívidas. Vale lembrar que esse tipo de investimento inclui aquelas modalidades em que o capital permanece por pelo menos cinco anos aplicado.

Para atingir o objetivo desejado é importante ser rigoroso com o plano estabelecido e seguir algumas dicas.

Como fazer um investimento a longo prazo

Primeiramente, o investidor deve ter um objetivo claro, ou seja, precisa saber em que ponto quer chegar e quais objetos deseja atingir. Somente assim é possível criar um planejamento adequado.

Isso significa ter um motivo claro que o levou a investir, bem como o valor que deseja atingir e o tempo em que pretende chegar nessa meta.

Uma boa escolha é dividir o capital entre mais de uma modalidade de investimento. Assim, o dinheiro estará seguro em caso de eventuais problemas financeiros no mercado e o risco do investidor será menor.

As taxas envolvidas ajudam a identificar o período de tempo ideal para o investimento. Lembrando que: quanto mais durar rendimento, mais o juros em cima desse capital vai favorecer; ao mesmo tempo que a inflação pode prejudicar em um período longo.

É preciso reavaliar o cenário econômico constantemente para saber se os parâmetros do investimento continuam favoráveis com o passar do tempo.

Vantagens de fazer investimentos a longo prazo

Com o planejamento adequado, um investimento a longo prazo traz várias vantagens. Alguns benefícios podem demorar para serem notados pelo investidor, mas esse recurso econômico ajuda muito.

1 – Possibilidade de tomar decisões seguras

Um investimento a longo prazo torna possível ter uma previsão da renda ao final de um determinado período, o que ajuda a escolher com segurança o que fazer em cada momento.

A partir da estimativa do montante, a pessoa consegue definir seus gastos, objetivos e prioridades com garantias seguras.

2 – Renda estável

Ao considerar um período longo, dificilmente as mudanças do mercado e da política vão atingir o investimento de forma profunda. Isso ocorre porque a economia volta a crescer e o rendimento não sente o abalo.

Assim, a renda possui maior estabilidade em relação aos investimentos de curto prazo.

Diferente dos investimentos de médio e curto prazo, casos em que o rendimento sofre uma interferência maior das oscilações do mercado.

3 – Juros compostos

Uma grande parte dos investimentos a longo prazo contam com os juros compostos para render.

Isso significa que a taxa de juros, em casos assim, incide em cima do valor total no momento do cálculo e não apenas sobre o capital inicial.

Dessa forma, o rendimento final é maior do que as modalidades em que se aplica o juros simples. Isso ocorre porque o juros simples é aplicado apenas sobre o valor inicial.

4 – Simplicidade

Os investimentos a longo prazo são simples e não é necessário um conhecimento profundo. Basta compreender o modelo ideal e elaborar um planejamento a ser seguido. Para isso, uma pesquisa sobre o assunto é o suficiente.

Em seguida é necessário apenas deixar o dinheiro aplicado e observar se há variações do mercado durante o período em questão.

5 – Rendimento

Um investimento a longo prazo possui taxas de retorno que costumam ser atrativas ao investidor mais conservador. Isso significa que elas resultam num montante final com um rendimento considerável, o que favorece o investidor alcançar seu objetivo planejado.

Quais taxas considerar ao realizar um investimento

Alguns parâmetros podem ser favoráveis ou não para o planejamento. As taxas mais importantes no momento de elaborar um investimento a longo prazo são os juros, a inflação e o imposto de renda.

O juros indica quanto o dinheiro investido vai render com o passar do tempo e ajuda a prever a qual será o montante em determinado período.

A inflação mostra se o resultado final de um intervalo de tempo possui mais ou menos valor dentro do mercado. Já o imposto de renda, é aplicado sobre o total de rendimento das aplicações em função da modalidade escolhida.

A importância de pensar no futuro

Embora não exista o hábito de se planejar a longo prazo em nossa sociedade, em parte devido a nossa cultura de gastos e deficiência na educação, esta organização é fundamental.

Com este comportamento preventivo evita-se dívidas desnecessárias, limitações financeiras, imprevistos econômicos e renda insuficiente.

Ainda é preciso mudar a mentalidade e o hábito cultural de criar condições apenas para o momento atual. Para isso é preciso se informar, conhecer o assunto e praticar diariamente essa mudança de pensamento.

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Senado deve votar Dpvat e aumento para juízes na próxima semana

Reunião de líderes da Casa Alta na 5ª feira (18.abr) definiu as próximas votações...

Alexandre Ramagem mira Eduardo Paes às vésperas de ato com Jair Bolsonaro no Rio

Foto: Marcos Corrêa/PR/Arquivo O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Rio Alexandre...

Teixeirense relata atendimento em posto de saúde

Com mais de 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas por Teixeira de Freitas,...

Belo fala pela 1ª vez após término com Gracyanne Barbosa

Belo abriu o coração e falou, pela primeira vez, sobre o término com Gracyanne...

Mais para você