InícioEditorialCaravelas: 12ª edição da Semana Cultural da Baleia Jubarte promete agitar...

Caravelas: 12ª edição da Semana Cultural da Baleia Jubarte promete agitar a Região

A tradicional Semana Cultural da Baleia Jubarte promovida pelo Projeto Baleia Jubarte – iniciativa que conta com o apoio da Petrobras – já tem data definida:  12 a 17 de novembro. Na programação, eventos educativos, artísticos e de entretenimento para comunidade e escolas do município. Todas as atividades são gratuitas e acontecerão em Caravelas, extremo sul da Bahia, onde o Projeto Baleia Jubarte mantém uma base.

O coordenador de educação ambiental do Instituto Baleia Jubarte, Kid Aguiar, diz que para as escolas foi pensada uma oficina especial: meninos e meninas irão aprender noções de estamparia com materiais recicláveis para criar peças com motivos ambientais. Haverá ainda apresentações de teatro.  A demanda ficará por conta dos grupos Arte Manha com o espetáculo Cantos e Encantos do Mar e do Patrulha Ecológica, por meio do Projeto EduCandArte.

Outra arte, que mistura dança e esporte, não pode ficar de fora. Trata-se da capoeira, representada pelo grupo Malícia que fará apresentações no Colégio Polivalente, em Caravelas E, como não pode deixar de ser, para encerrar as atividades, espetáculos musicais, nos dias 16 e 17.

A Semana da Baleia Jubarte em Caravelas marca o encerramento da temporada reprodutiva da espécie, quando as baleias fazem o caminho de volta para a região da Antártida, já com suas crias ou gestantes, para se alimentarem.

Caravelas é o ponto do continente mais próximo ao Banco dos Abrolhos, maior berçário reprodutivo das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul. É para lá que cerca de 11 mil baleias jubarte se deslocam, a partir de julho, para reprodução.

Apoiam a Semana da Baleia, realizada pelo Projeto Baleia Jubarte, a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, o Patrulha Ecológica, o Movimento Cultural Arte Manha, o grupo de capoeira Malícia e a Prefeitura Municipal de Caravelas.

Por / Andréia Vitório
Jornalista / Assessora de Comunicação
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Construiremos um poder militar esmagador, diz irmã de Kim Jong-un

Kim Yo-jong afirma que os EUA ficarão expostos “a um perigo maior” se “persistirem”...

Pedetista questiona contratos da Petrobras com empresas da Lava Jato

Um deputado federal do PDT, partido da base do governo Lula, questionou o ministro...

Beneficiários do INSS receber o 13º a partir desta 4ª feira

O dinheiro será depositado com o benefício referente ao mês de abril, pago desta...

Mais para você