Itamaraju: Implantação do sistema e-SUS do Ministério da Saúde

Um evento marcou à tarde dessa sexta-feira (16) no auditório do Colégio Modelo, onde uma palestra ministrada por Roger Eduardo Belfort, pode expor e explicar um grande grupo de agentes envolvidos na saúde de Itamaraju entre eles, a equipe da NASF, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Médicos, profissionais em Odontologia, entre outros.

Itamaraju - in - saude 2013-08-16-2

O assunto abordado tratava sobre “E-SUS” e como as equipes podem trabalhar com o novo programa.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica Ilza Geotrudes da Silva, o e-SUS é um novo sistema que codifica todos os procedimentos existentes na atenção básica, possibilitando também a criação de mapeamento no município para cadastrar e identificar as famílias. Nesta ação será possível cadastrar todas as pessoas, disponibilizando no sistema informações e até mesmo locais, onde foi atendido e até mesmo o tratamento farmacológico ministrado no usuário. Criando ainda uma agilidade nos atendimentos, declarou Ilza.

O sistema é uma ferramenta fornecida pelo Ministério da Saúde, criar um núcleo com os dados permitido assim uma reestruturar das informações. Um dos primeiro nível de contato com os pacientes através do Sistema Único de Saúde. Apenas serão cadastradas pessoas que possuírem o cartão do SUS, mas para obter o cartão é necessário o usuário procurar à Poli Clinica localizada na Av. ACM portando os documentos de RG, CPF e comprovante de residência.

Itamaraju - in - saude 2013-08-16-1

O processo de implantação do sistema esta em fase avançada e mostrando um grande sucesso em diversas cidades. E no município espera a mesma aceitação. Os profissionais ainda relataram que a Secretaria Municipal de Saúde, tem se empenhado em buscar inovações. O e-SUS é uma das estratégias do Ministério da Saúde para desenvolver, reestruturar e garantir a integração desses sistemas, de modo a permitir um registro da situação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde.

O objetivo do SUS, esta na efetivação do cuidado direcionado para à população, identificando assim demanda de estruturas e aplicações adequadas dos programas e sua gestão. Além de atualmente tentar buscar formas para se tornar em um Sistema de Informação em Saúde (SIS), com primores dos países com grande desenvolvimento e permitam interoperabilidade entre os diferentes sistemas. 

Deixe seu comentário. Interaja Você Também!