Início43ª CIPM lança “Operação Carnaval/2012” em Prado

43ª CIPM lança “Operação Carnaval/2012” em Prado

A exemplo de anos anteriores, o efetivo da 43ª CIPM, na manhã de desta quarta-feira (15/02), reuniu-se no Auditório da Câmara de Vereadores de Prado para receber instruções quanto ao policiamento que será realizado no período carnavalesco na cidade de Prado.

A Parada de Carnaval foi presidida pelo Major Gilson Paixão, Comandante da Unidade, acompanhado do seu Subcomandante, o Capitão Leonardo Dumas, e contou com a participação de policiais militares de Itamaraju, Prado e Jucuruçu, cidades que fazem parte da área de responsabilidade territorial da 43ª CIPM, bem como de policiais da 8ª CIPM/Itapetinga que estão reforçando o policiamento da Operação Verão na cidade.

Na abertura do evento, foram exibidos vídeos institucionais sobre direitos humanos e emprego da força policial dentro da legalidade, com ênfase no procedimento correto a ser adotado no policiamento de festas populares.

Na seqüência, o Major Gilson Paixão explicou os principais pontos da Escala de Carnaval, esclarecendo como se dará o serviço dos policiais empregados nos vários tipos de policiamento que serão implementados pela unidade na cidade, a partir de quinta-feira, 16/02, objetivando proporcionar uma maior segurança aos nativos, turistas e foliões, nos dias de evento.

De acordo com o Comandante, a segurança nos dias de carnaval será garantida através de policiamento ostensivo a pé nas praias, de moto-patrulhamento voltado para a prevenção de acidentes e de furtos de veículos, Rádio-patrulhamento com aumento do número de viaturas realizando rondas pelos bairros e atendendo aos chamados da comunidade por meio do número de emergência (190), fixação de barreiras nas vias de acesso à cidade, realizando abordagens a pessoas e vistorias em veículos, sendo que a unidade também contará com o apoio de guarnições da Polícia Rodoviária Estadual e da CIPE/ Mata Atlântica (CAEMA).

Com relação às festas no período noturno, haverá o policiamento de patrulhas com policiais de Itamaraju, Prado, Jucuruçu, Eunápolis e Itapetinga. Esses que trabalharão na Praça de Eventos e na Praça Redonda, durante os shows, bem como no acompanhamento de trios elétricos, fazendo a segurança dos foliões.

 O policiamento da festa, ainda contará com uma dupla de policiais cavalarianos que ficarão realizando rondas pelas praias do centro a fim de evitar práticas delituosas, como roubos e violência sexual, além de haver um Posto de Comando e reunião tropa que funcionará na Praça de Eventos, aberto 24 horas, nos dias de carnaval. O Comandante disse para os policiais que eles deverão “usar a técnica policial em toda e qualquer ação policial em vez do improviso, pois estarão lidando com seres humanos, e por isso terão de tratá-los da forma que gostariam de ser tratados”. O Major Gilson Paixão finalizou o encontro tranqüilizando a população das cidades de Itamaraju e Jucuruçu, justificando que nesse período carnavalesco, embora os policiais dessas cidades reforcem o Prado, o policiamento nelas não será alterado, uma vez que os policiais que serão empregados no Carnaval trabalharão no horário de folga em regime de hora-extra.

Por / ASCOM

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Beneficiários do INSS receber o 13º a partir desta 4ª feira

O dinheiro será depositado com o benefício referente ao mês de abril, pago desta...

“Fiz o que pude”, diz passageiro que confrontou importunador em ônibus

Passageiros que estavam no ônibus onde um homem de 40 anos foi flagrado importunando...

Polícia Militar errou no procedimento no caso Porsche, diz Secretaria de Segurança Pública

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, nesta terça-feira (23), a investigação...

Mais para você