43ª CIPM lança “Operação Carnaval/2012” em Prado

A exemplo de anos anteriores, o efetivo da 43ª CIPM, na manhã de desta quarta-feira (15/02), reuniu-se no Auditório da Câmara de Vereadores de Prado para receber instruções quanto ao policiamento que será realizado no período carnavalesco na cidade de Prado.

A Parada de Carnaval foi presidida pelo Major Gilson Paixão, Comandante da Unidade, acompanhado do seu Subcomandante, o Capitão Leonardo Dumas, e contou com a participação de policiais militares de Itamaraju, Prado e Jucuruçu, cidades que fazem parte da área de responsabilidade territorial da 43ª CIPM, bem como de policiais da 8ª CIPM/Itapetinga que estão reforçando o policiamento da Operação Verão na cidade.

Na abertura do evento, foram exibidos vídeos institucionais sobre direitos humanos e emprego da força policial dentro da legalidade, com ênfase no procedimento correto a ser adotado no policiamento de festas populares.

Na seqüência, o Major Gilson Paixão explicou os principais pontos da Escala de Carnaval, esclarecendo como se dará o serviço dos policiais empregados nos vários tipos de policiamento que serão implementados pela unidade na cidade, a partir de quinta-feira, 16/02, objetivando proporcionar uma maior segurança aos nativos, turistas e foliões, nos dias de evento.

De acordo com o Comandante, a segurança nos dias de carnaval será garantida através de policiamento ostensivo a pé nas praias, de moto-patrulhamento voltado para a prevenção de acidentes e de furtos de veículos, Rádio-patrulhamento com aumento do número de viaturas realizando rondas pelos bairros e atendendo aos chamados da comunidade por meio do número de emergência (190), fixação de barreiras nas vias de acesso à cidade, realizando abordagens a pessoas e vistorias em veículos, sendo que a unidade também contará com o apoio de guarnições da Polícia Rodoviária Estadual e da CIPE/ Mata Atlântica (CAEMA).

Com relação às festas no período noturno, haverá o policiamento de patrulhas com policiais de Itamaraju, Prado, Jucuruçu, Eunápolis e Itapetinga. Esses que trabalharão na Praça de Eventos e na Praça Redonda, durante os shows, bem como no acompanhamento de trios elétricos, fazendo a segurança dos foliões.

 O policiamento da festa, ainda contará com uma dupla de policiais cavalarianos que ficarão realizando rondas pelas praias do centro a fim de evitar práticas delituosas, como roubos e violência sexual, além de haver um Posto de Comando e reunião tropa que funcionará na Praça de Eventos, aberto 24 horas, nos dias de carnaval. O Comandante disse para os policiais que eles deverão “usar a técnica policial em toda e qualquer ação policial em vez do improviso, pois estarão lidando com seres humanos, e por isso terão de tratá-los da forma que gostariam de ser tratados”. O Major Gilson Paixão finalizou o encontro tranqüilizando a população das cidades de Itamaraju e Jucuruçu, justificando que nesse período carnavalesco, embora os policiais dessas cidades reforcem o Prado, o policiamento nelas não será alterado, uma vez que os policiais que serão empregados no Carnaval trabalharão no horário de folga em regime de hora-extra.

Por / ASCOM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *