Chame Táxi Uirislan

A qualidade da internet móvel em Itamaraju

O acesso à internet tornou-se um item necessário à população, pois facilita a obtenção de informações de instituições públicas e particulares. Há duas formas de se obter acesso a rede mundial de computadores. Pela rede fixa instalada geralmente em residências ou pontos públicos de wi-fi, ou por meio da rede móvel.

A denominada internet fixa pode ser ofertada ou por grandes operadoras e médias (Claro, Oi, Tim, Vivo, Porto Seguro, Algar e Prefeitura de Londrina) ou pelas denominadas operadores competitivas, que podem ser pequenos e médios provedores.

Já a internet móvel é fornecida exclusivamente pelas grandes e médias operadoras acima citadas. Atráves do site (http://gatewaysiec.anatel.gov.br/mobileanatel/) é possível verificar a qualidade do acesso da telefonia móvel em Itamaraju. Um dos gráficos disponibilizados neste site é a qualidade do acesso a rede de dados, ou seja, acesso a internet registrada na figura 1 a seguir.

 

Figura 1: Acesso à rede de dados.

Através da figura 1 é possível verificar que a VIVO, operadora de telefonia móvel mais popular do país, desde Dez/17, não vem alcançando o patamar mínimo de qualidade para acesso a rede de dados exigido pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

A operadora OI somente em Novembro / 2018 encostou no valor mínimo. Esta falta de qualidade converte-se em baixa velocidades e constantes quedas durante a navegação do usuário.

É senso comum que somente reclamar junto a operadora não adianta. O que usuário deve fazer é reclamar direto na ANATEL através do aplicativo denominado ANATEL Consumidor disponível para sistemas Android e Apple. Há também o telefone gratuito 1331.

Por meio destas duas vias o cidadão itamarajuense pode cobrar que a qualidade da telefonia móvel ofertada em Itamaraju obedeça os parâmetros mínimos requisitados pela ANATEL.

Portanto, ligue ou acesse o aplicativo Anatel Consumidor e reclame junto a ANATEL em relação as péssimas qualidades da telefonia móvel em Itamaraju.

Conteúdo proposto por Dr.-Ing. Jessé Gomes

Deixe seu comentário. Interaja Você Também!