InícioAbril Vermelho: MST ocupa 22 fazendas na Bahia

Abril Vermelho: MST ocupa 22 fazendas na Bahia

O movimento Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou 22 fazendas na Bahia neste fim de semana, como parte da “jornada de luta” do “Abril Vermelho”.

xIMAGEM_NOTICIA_5(1).jpg_pagespeed_ic_R2QfJKYm83

“Grande parte das ocupações aconteceram no sábado [18] e no domingo [19], ocupando vários latifúndios somando um total, nessa jornada, de 22 fazendas ocupadas e acampadas por aproximadamente 3.500 famílias”, aponta um dos líderes do movimento, o baiano Márcio Matos, que também é membro da direção nacional do MST. Entre as fazendas ocupadas pelo MST, estão áreas em municípios como Alcobaça, Nova Ibiá, Eunápolis, Jequié, Casa Nova, Santa Brígida, São Desidério e Boa Vista do Tupim.

O movimento divulga e denuncia a existência de “latifúndios” no país com a jornada. “Queremos e podemos produzir alimentos saudáveis e construir nossa soberania alimentar e, com isso, romper de vez com as relações de produção capitalista”, afirma o dirigente estadual Evanildo Costa. Ligado ao movimento, o deputado federal Valmir Assunção (PT) afirmou que o MST seguirá lutando por políticas públicas e por justiça social.

“Volto a chamar a atenção do Poder Judiciário para as 193 áreas que se encontram com processos que impedem a aquisição pelo Incra para transformar mais de 986 mil hectares à disponibilidade da reforma agrária. Agora dependem da Justiça acelerar esses processos e auxiliar o país a avançar nesta área”, declarou, em referência ao pacto pela reforma agrária com ações transversais de infraestrutura e com a presença do poder público nos assentamentos, proposta que defende

Foto: Divulgação/ MST

Por | Girodenotícias

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Petrobras elege novo conselho e decide sobre dividendos nesta 5ª

Governo Lula fez 8 indicações, mas deve seguir com as 6 cadeiras atuais, como...

Definição sobre multas da Lava Jato vai ao STF com falta de acordo entre governo e empreiteiras

Foto: Rosinei Coutinho/Arquivo/SCO/STF André Mendonça 25 de abril de 2024 | 06:29 O...

Carluxo e os veganos

Igo Estrela/Metrópoles 1 de 1 PF Carlos Bolsonaro ...

Reforma tributária assegura isenção para taxistas e motoristas de Uber

Profissionais poderão comprar carros com alíquota zero; a regulamentação também beneficia frutas, ovos e...

Mais para você