InícioPrado: Baleias Jubarte, Gastronomia, Arte e Cultura são as atrações do 8º...

Prado: Baleias Jubarte, Gastronomia, Arte e Cultura são as atrações do 8º Cumuru Festival

Promovido desde 2005, o evento reúne visitantes de várias partes do país e do mundo. Cerca de dois mil turistas prestigiam gastronomia, arte local e projetos culturais durante nove dias do Festival que acontece nesta atraente vila.

Baleias Jubarte

Nessa época do ano, milhares de baleias Jubarte chegam à costa da Bahia para reproduzir, amamentar e procriar. Esses maravilhosos mamíferos ficam em nossas águas até novembro.

Facilmente avistadas, Cumuruxatiba recebe tradicionalmente em seu Festival, os visitantes ansiosos por testemunhar esta mágica atração. Partindo da Praia da Vila, empresas especializadas, conduzem o passeio e orientam visitantes sobre sua preservação.

Presença dos Índios Pataxós

De acordo com dados da FUNASA/2010, vivem hoje cerca de 11.833 indígenas desta tribo, concentrados nos estados da Bahia e Minas Gerais.

Sua cultura será apresentada durante o Festival, por meio de apresentações de dança e artesanato.

Gastronomia

Os comensais apreciarão a cozinha artesanal da Vila e poderão eleger três categorias: melhor prato principal, melhor lanche/petisco e melhor sobremesa em uma grande variedade de cores, sabores e aromas. Os pratos são elaborados pelos proprietários dos restaurantes com ingredientes provenientes de agricultura familiar local, em sua maioria de origem orgânica.

Artesanato

A mostra de artesanato prestigia artistas locais consagrados em suas obras como Eliana Begara, Renata Homem entre outros.

Atrações Culturais

Entre as atrações culturais, apresentações da Vila-Escola Projeto de Gente com espetáculo de flauta e coral, o Curumim Batuque mostrando sua percussão contagiante, o Projeto Circense com apresentação de malabares, tecido e palhaços, entre outras.

Durante o Festival acontece ainda a 1ª Regata Cumuru Festival de Barco a Vela.

Definitivamente, um Festival para todos e em todos os sentidos.

Segundo a organizadora do evento, Paula Garcia, o público do Festival aumenta a cada ano e muitos que visitam as edições anteriores, voltam ávidos pelas novidades que são inseridas em cada versão do evento: “O evento atrai um público bem variado. Encontramos desde os estrangeiros de países muito distantes como Suíça e Áustria, até brasileiros de Minas e Distrito Federal, por exemplo. A cidade se prepara todos os anos para receber da melhor forma e aprimorando serviços que continuem atraindo esse público. É gratificante nos prepararmos todos os anos para este imenso Festival e rever turistas. Isso mostra que fizemos e fazemos um trabalho primoroso, com qualidade e que todo esse esforço não somente atende, mas supera as expectativas de nossos visitantes”.

Sobre Cumuruxatiba

A Vila de Cumuruxatiba é um dos destinos mais encantadores na Costa das Baleias.

Emoldurada por falésias, com praias desertas, águas quentes, piscinas naturais e muito sossego, tornou-se um dos destinos mais procurados por brasileiros e estrangeiros nos últimos 10 anos. Passeios de barco, mergulho, caminhadas ou simplesmente aproveitar as maravilhas de um local preservado e isolado dos grandes centros urbanos, são seus atrativos e quem conhece sempre quer voltar.

Como chegar

De avião

Do Aeroporto de Porto Seguro – BA, a 210km de Prado, existem as opções de transporte por ônibus, táxi e traslados. A distância entre Porto Seguro e Cumuruxatiba é de 242km.

De carro

Do Norte – pela BR 101 até Itamarajú, e seguir em direção a Prado.

Do Sul – pela BR 101 –até Teixeira de Freitas. Acessar BA 290 sentido Alcobaça e, por fim, Prado.

De ônibus

Visitantes provenientes de diversas localidades do país podem chegar a Prado por meio da empresa São Geraldo (0800-704-3496), que mantém linhas diretas de Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outras. A viagem de Prado até Cumuruxatiba, dura aproximadamente uma hora, através da linha oferecida pela companhia Expresso Brasileiro.

Banco de imagens:


Créditos das fotos: Paula Garcia

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prates elogia decisão sobre dividendos e nega intervenção

Na 6ª feira (19.abr), o Conselho de Administração da Petrobras deu sinal verde para...

Indígenas precisam mais do que o perdão da Comissão da Anistia, diz presidente da Funai

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação/Arquivo Indígenas clamam por reparação 20 de abril de 2024 | 07:28 ...

HÁ 20 ANOS – Governo é pego de surpresa por invasões do MST

21:14 O presidente do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa, voltou a bater duro no...

Comandante do Exército cobra ‘previsibilidade orçamentária’ para Defesa

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, classificou nesta sexta (19) como “fundamental” a...

Mais para você