InícioEditorialAdministração da Usina Santa Maria impede acesso e fiscalização em áreas de...

Administração da Usina Santa Maria impede acesso e fiscalização em áreas de plantio e de dependências da empresa

O caso aconteceu nesta sexta-feira, dia 24, quando agentes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Meio Ambiente do município de Caravelas, mesmo acompanhados da Assessoria Jurídica Municipal e da Polícia Militar, foram impedidos de fiscalizar áreas de plantio de cana-de-açúcar e administrativas da empresa.

Segundo a Assessora Jurídica, Thábata Siquara, “o município de Caravelas vai mover ação judicial contra a administração da Usina Santa Maria por descumprimento da lei de crimes ambientais”, esclareceu.

Para a Secretária de Meio Ambiente, Edinéia França, “a atitude da empresa causou constrangimento, com a obstrução do dever legal de fiscalizar do poder público, além de tomar partido de uma das partes, disputando na justiça o reconhecimento da área onde a usina funciona”, explicou.

O CONFLITO – Tudo começou no início de 2017, quando a atual administração municipal de Caravelas, logo no início da gestão, acionou a justiça exigindo o cumprimento da Lei Estadual N.º Lei n° 12.636, de 10 de Janeiro de 2013, delimitando a divisão territorial de vários municípios do extremo sul do estado.

Desde então, a área de funcionamento da Usina Santa Maria passou a integralizar o território caravelense. O assunto está sendo discutido também na Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Petrobras elege novo conselho e decide sobre dividendos nesta 5ª

Governo Lula fez 8 indicações, mas deve seguir com as 6 cadeiras atuais, como...

Definição sobre multas da Lava Jato vai ao STF com falta de acordo entre governo e empreiteiras

Foto: Rosinei Coutinho/Arquivo/SCO/STF André Mendonça 25 de abril de 2024 | 06:29 O...

Carluxo e os veganos

Igo Estrela/Metrópoles 1 de 1 PF Carlos Bolsonaro ...

Reforma tributária assegura isenção para taxistas e motoristas de Uber

Profissionais poderão comprar carros com alíquota zero; a regulamentação também beneficia frutas, ovos e...

Mais para você