InícioAgentes de saúde da Bahia recebem capacitação de diagnóstico de arboviroses

Agentes de saúde da Bahia recebem capacitação de diagnóstico de arboviroses

Chegada do verão faz Estado ampliar esforços para combater o avanço de doenças como Dengue, Zika e Febre Chikungunya

A chegada do verão faz a Bahia aumentar os esforços para conter o avanço das arboviroses típicas da estação. Além de promover o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como Dengue, Zika e Febre Chikungunya, o Estado também centra foco no diagnóstico rápido dos pacientes – medida que permite, além do tratamento eficiente e adequado, o monitoramento constante dos casos em cada região.

Nesta terça-feira (22), foi realizado, no auditório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), uma capacitação sobre o uso dos kits de diagnóstico rápido de Dengue, Zika e Chikungunya, produzidos pela Bahiafarma e distribuídos por todo o País pelo Ministério da Saúde.

Conduzido por profissionais da estatal baiana, o treinamento, dirigido aos técnicos da Divep e a gestores de alguns centros regionais de saúde do Estado, permitiu aos participantes conhecer os dispositivos como um todo, do método de fabricação à correta aplicação e leitura dos resultados, por meio de apresentações, vídeos e manuseio dos produtos.

“A ideia é que possamos realizar capacitações sobre os testes rápidos da Bahiafarma em todas as regionais de Saúde do Estado, o mais brevemente possível”, afirma o gestor da Coordenadoria de Doenças de Transmissão Vetorial da Divep, Gabriel Muricy. “É indiscutível a importância de um insumo de triagem para a estratégia de combate às arboviroses e queremos promover a capacitação para aferir mais qualidade no emprego deste insumo.”

Para o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, a aplicação correta dos testes rápidos tem papel fundamental no controle das doenças. “Além de ser importantes ferramentas de diagnóstico, que facilitam a intervenção médica, os testes rápidos possibilitam uma leitura precisa de como as doenças estão se desenvolvendo nas regiões afetadas, o que permite às autoridades públicas agirem para controlar seu avanço”, afirma.

Por esses fatores, o gestor lembra da importância de os pacientes procurarem auxílio médico para obter o diagnóstico correto assim que surjam sintomas que possam estar associados a Dengue, Zika e Febre Chikungunya. Os testes rápidos são realizados gratuitamente e podem ser encontrados em postos e unidades de saúde de toda a Bahia.

Por | Secretaria de Saúde do Estado

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Itamaraty volta a citar “grave preocupação” após ataque no Irã

Nota do Ministério das Relações Exteriores brasileiro fala em “evitar uma escalada” e não...

Prates e PT defendem nome ligado a Lula à frente de conselho da Petrobras

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil Jean Paul Prates, CEO da Petrobras 19 de abril de...

Após reunião com Lula, líder da Câmara prioriza tributária e Perse

Líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) revelou, nesta sexta-feira (19/4),...

Mais para você