InícioEditorialAlcobaça: Teto de escola desaba e deixa 05 crianças feridas

Alcobaça: Teto de escola desaba e deixa 05 crianças feridas

Por volta das 07hs, desta quinta-feira (28), o teto do pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, localizada no distrito que leva o mesmo nome da escola, município de Alcobaça – desabou e deixou 05 estudantes feridos. Os menores foram conduzidos para o Hospital Municipal de Alcobaça, onde receberam os primeiros socorros. Segundo informações da prefeitura, posteriormente serão encaminhados para exames mais completos em Teixeira de Freitas.

 xescola1.jpg.pagespeed.ic.0kvBJDf59p

O delegado titular de Alcobaça, Dr. Robson Marocci e sua equipe estiveram na escola e tomaram todas as providências necessárias. Os peritos do Departamento de Polícia Técnica, Dr. Manuel Garrido e Alexson Magalhães, efetuaram a perícia de local. Segundo os peritos, as instalações do prédio escolar estão todas comprometidas. Os peritos também informaram que a calha do telhado fazia com que a água da chuva caísse sobre os caibros, sendo que um deles foi apodrecendo até ceder.

Segundo o perito Garrido, o madeiramento apresentava sinais de reciclagem, cuja deterioração provocada por cupins demonstra que os mesmos foram reaproveitados de outra obra, uma vez que há registros de reforma no ano de 2012. Após a perícia, o perito Manuel Garrido sugeriu a interdição imediata do prédio da escola, pois o mesmo não tem condições de continuar funcionando. “Pisos danificados, paredes com infiltração, janelas quebradas, péssimas condições da instalação elétrica e caibros danificados”, disse o perito.

 xescola2.jpg.pagespeed.ic.RIMDCbmTsd

Segundo informações do Secretário de Administração, Alexsandro Braz, o prefeito Bernardo Olívio já havia sinalizado quanto à necessidade de reforma da escola, mas como a mesma já havia sido “reformada” no ano passado, o TCM não aprovaria a reforma, pois poderia entender como duplicidade de obra. “A escola foi reformada em 2012 e a antiga gestão gastou aproximadamente 500 mil reais na conclusão das “obras”, porém não consta no relatório do Tribunal de Contas a discriminação da reforma”, disse o secretário.

Em nota o prefeito Bernardo Olívio lamentou o incidente e disse que todo suporte está sendo dado às vitimas e suas famílias, com acompanhamento médico de urgência, um psicólogo, e a estrutura de ambulância e o que se fizer necessário para preservar a vida e o bem estar de todos os envolvidos no ocorrido. O Prefeito se declarou surpreso, pois a referida escola foi entregue pela gestão passada com informações documentadas que informam uma reforma milionária no ano de 2012.

 xescola6.jpg.pagespeed.ic.BOPm20ygYx

O Prefeito também informou que aguarda o laudo técnico da pericia indicando as causas do acidente para que outras providências sejam tomadas. Diante do ocorrido o Prefeito solicitou aos seus técnicos que façam uma vistoria técnica e uma auditoria estrutural imediata em todas as escolas do município, em especial, àquelas que indicam terem sido reformadas em 2012. “Fatos como estes são inadmissíveis e todas as providências serão tomadas para que incidentes iguais a estes ou semelhantes não voltem a acontecer em nosso município”, concluiu o prefeito.

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Indianos vão às urnas a partir desta 6ª na maior eleição do mundo

Cerca de 968 milhões de eleitores escolherão 543 legisladores para o Parlamento; Narendra Modi...

MDB, PSD e PL crescem na janela partidária e mostram força no Legislativo das capitais

Foto: Sessão plenária na Câmara de Vereadores de São Paulo, onde ao menos...

Preso, ex-vice-presidente do Equador pede ajuda ao Brasil

Jorge Glas foi detido em 5 de abril, quando policiais equatorianos invadiram a embaixada...

Mais para você