Após dois anos, Itabela terá Festa do Café

Após dois anos fora do calendário festivo de Itabela, a tradicional “Festa do Café” voltará a ser realizada no município na primeira semana de agosto de 2017. A divulgação do evento foi feita pela diretoria do Sindicato de Produtores Rurais do município durante a exposição agropecuária, em Itamaraju, no último fim de semana.

Nos últimos dois anos, o sindicato alegou que o evento não foi realizado devido à crise financeira e a baixa produtividade de café da região. O sindicato ainda alegava que o valor arrecadado com as vendas dos stands não era suficiente arcar com as despesas do evento. Outros fatores decisórios, foram as perdas de patrocínios e apoios de órgãos governamentais, além da falta de contribuição da prefeitura do município, considerada a principal investidora da festa.

Este ano, o prefeito Luciano Francisqueto já sinalizou que a prefeitura irá contribuir para a realização da 11ª edição do evento, que é um dos eventos mais importantes do setor do agronegócio da região. “A prefeitura está aberta para ajudar no que for possível para a realização da Festa do Café, que já é um evento tradicional da região e que a população estava sentindo falta”, ressaltou Francisqueto.

CAUTELA

De qualquer forma, o prefeito Luciano Francisqueto deverá ser cauteloso com o investimento de dinheiro público no evento, já que o ex-prefeito Júnior Dapé já foi multado duas vezes pelo TCM. Na 9ª Festa do Café por gastos elevados no valor de R$ 1.540.864,00 e na 10ª Festa do Café por irregularidades nas contratações de atrações artisticas que chegaram o valor de R$1.932.780.00.

Outro fator é que na ultima terça-feira (2), o TCM determinou aos inspetores regionais que exerçam rigoroso acompanhamento dos gastos realizados pelos prefeitos com festas juninas ou outros eventos festivos custeados com recursos públicos.

Por | bahiadiaadia

Deixe seu comentário. Interaja Você Também!