InícioAprenda a medir a velocidade de sua conexão de internet

Aprenda a medir a velocidade de sua conexão de internet

Uma das dúvidas mais comuns dos leitores do UOL Tecnologia é com relação à velocidade da internet que utilizam. Muitos deles gostariam de saber se suas conexões estão lentas e o que poderiam fazer para melhorar isso.

Há na internet diversos sites que analisam a velocidade da transmissão de dados (tanto download como upload) e retornam ao usuário relatórios simplificados a respeito da conexão. O UOL Tecnologia avaliou quatro deles.

Minha Conexão

É simples e direto. Basta acessar a URL e esperar que o site retorne os dados. Embora demore um pouco para avaliar a conexão, o Minha Conexão indica velocidades de download e upload e, depois, dá um veredicto (nos testes da reportagem, ele avaliou como “Muito, Muito rápida” um plano de 50 Mbits realizando download em 36 Mbits).

Teste sua Velocidade

Trata-se de um site que oferece duas possibilidades de análise: expressa e completa. Nesta última, o usuário pode informar pormenores de sua conexão (a empresa provedora, a velocidade contratada, a cidade em que está). Embora não ofereça um relatório tão direto quanto os concorrentes, a página conta com um blog que dá dicas gerais de como melhorar a conexão e também explica sobre como funcionam as redes de internet.

Speedtest Copel

Mais simples e com a análise mais rápida de todas as avaliadas, basta um clique no “Iniciar teste” para o Speedtest Copel informar ao usuário, em segundos, a velocidade da internet. Boa parte dos profissionais de TI usa o sistema para monitorar a conexão, o que o torna uma referência no assunto. Em contraponto à sua respeitabilidade, a plataforma oferece um gráfico simplificado e poucos dados em relação à velocidade de conexão.

SIMET

Para realizar o teste com o SIMET –sistema de medição do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR–, é preciso instalar o plugin no navegador. Com uma navegação bastante intuitiva, em poucos cliques, o medidor apresenta as velocidades relacionadas a upload e dowload. A versão detalhada traz também o desempenho da internet por tipo de atividade. A ferramenta também está disponível em aplicativo para iOS e Android.

Por | tecnologiaUol

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Macron diz que seria loucura assinar acordo Mercosul-UE como está

Após reunião, Lula disse que o presidente francês deve reclamar com os europeus e...

Lideranças do União Brasil cobram represália a deputados ligados a Bivar para ‘pacificar’ sigla

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados O ex-presidente do União Brasil, Luciano Bivar 28 de março...

Saiba a verdade sobre o flagra da ex de Lucas Buda no motel

A coluna Fábia Oliveira, que sempre sabe de tudo e mais um pouco,...

Para Macron, seria loucura fechar acordo Mercosul-UE sem ajustes

O presidente da França, Emmanuel Macron, reforçou a necessidade de alterações no acordo comercial...

Mais para você