Chame Táxi Uirislan

Avaliação de Instalações Elétricas é tema de Reunião Itinerante em Eunápolis

Será que uma goteira na instalação elétrica é um problema? E pequenos curto-circuitos, exigem preocupações? Essas perguntas serão respondidas na palestra “Avaliação das instalações elétricas: Melhorando Desempenho e Minimizando Riscos”, realizada durante a programação da Reunião Itinerante da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), será realizado na região de Eunápolis, no período de 23 à 25 de outubro.

Na oportunidade, a engenheira eletricista e conselheira do Crea-BA, Cristina de Abreu, chamará atenção na sua apresentação sobre a importância da vistoria contínua nas instalações prediais. “São relatados problemas comuns em instalações que podem ser indicativos de problemas mais sérios, então há importância de efetuar as intervenções corretivas de forma efetiva. Abordaremos então, a importância da manutenção preventiva, principalmente em instalações coletivas. Os riscos que as pessoas, o meio ambiente e sociedade podem correr pela ausência desses procedimentos” afirma.

Além desses aspectos, a conselheira do Crea tratará sobre perspectivas relevantes relacionadas a economia de energia, eficiência energética e do consumo consciente da água e da eletricidade, bem como a assistência ao profissional. “Faremos uma comparação breve na diferença do custo entre esses procedimentos de manutenção e o custo de perdas patrimoniais evitáveis, consequentemente sobre a importância da assistência de um profissional qualificado para executar tais tarefas. Há um risco no ‘faça você mesmo’ nessas situações, e precisamos nos atentar a isso”, finaliza.

Coordenador da CEEE, o engenheiro eletricista, Edson José Nunes destaca as visitas que serão realizadas em Eunápolis, entre elas a da Inspetoria local – onde serão discutidos temas de importância e analisadas as sugestões de aprimoramento de procedimentos relativos à fiscalização das obras e serviços da especialidade – e à Usina Hidroelétrica de Itapebi e a Fábrica de Chocolates Diporto.

O engenheiro destaca ainda a importância da reunião, e como a engenharia faz parte do crescimento do país. “Esta programação foi pensada com o objetivo de aproximar ainda mais a CEEE dos profissionais ligados à nossa especialidade, bem como interagir com a comunidade acadêmica e empresarial da região sul do Estado da Bahia, pois somente através da engenharia será possível alavancar o desenvolvimento econômico e social deste grande país”, avalia.

O evento é voltado para profissionais, estudantes de engenharia e professores. Saiba mais sobre o evento aqui: http://bit.ly/2oWIeEe.

Fique por dentro – O objetivo das Reuniões Itinerantes das Câmaras Especializadas é promover aproximação entre o Crea, profissionais, empresas e instituições de ensino. As Câmaras do Conselho são responsáveis pela análise e a padronização dos procedimentos profissionais em diferentes áreas. O Crea-BA dispõe de oito câmaras: Agronomia, Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Minas e Geologia e Engenharia de Segurança do Trabalho.

Por | Ascom – Elhana Brandão

Deixe seu comentário. Interaja Você Também!