Início Bloqueio de celulares roubados pode ser feito em delegacias

[Bahia] Bloqueio de celulares roubados pode ser feito em delegacias

Nem sempre foi simples para o consumidor bloquear celulares perdidos ou roubados. Porém, o processo que muitas vezes resultava em perda de tempo e reclamações, começa a mudar, com a burocracia dando lugar à praticidade. Agora, os usuários podem solicitar o bloqueio dos aparelhos no momento do registro da ocorrência, na própria delegacia. O conteúdo da denúncia é encaminhado ao Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), por meio do Cadastro de Estações Móveis Impedida (Cemi), para a efetivação do procedimento. 

Itamaraju - in - bat- 2016.04.11.1

A Polícia Civil da Bahia foi a primeira no país a utilizar o Cemi, desenvolvido pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR-Telecom). Com a ferramenta, o consumidor não precisa mais recorrer às operadoras de telefonia para realizar o bloqueio, agilizando o procedimento, antes feito somente pelas empresas, após informado o número do IMEI (International Móbile Equipament Identidy), composto por 15 dígitos. 

De acordo com o delegado Moisés Damasceno, diretor do DCCP, o sistema passa a ter função de destaque na segurança pública do estado e, a longo prazo, deve impactar na redução dos casos de furto de celulares. “O celular tem sido a moeda de troca no mundo do crime. Isso tende a mudar. Para o bandido não vai ser interessante roubar celular sabendo que o aparelho será bloqueado e não terá serventia”, afirmou. 

Para quem já precisou realizar o procedimento, a novidade foi bem recebida. “Vai ficar mais rápido e prático. Antes, a gente ligava para a empresa de telefonia e perdíamos muito tempo. Éramos transferidos de setor em setor. Hoje não tem mais isso”, diz o garçom Edmilson Flores. 

Na opinião do estudante Washington de Jesus, a iniciativa vai contribuir com a segurança. “Era difícil bloquear a linha. Isso ninguém pode negar. Mas os efeitos do bloqueio prático vão além da praticidade. Deve reduzir o número de roubos. Isso dá mais tranquilidade para quem transita bastante pelas ruas e, principalmente, quem utiliza o transporte público”. 

Como bloquear 

Para linhas habilitadas em nome de pessoas físicas, o titular deverá registrar ocorrência de furto ou roubo, levando uma cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Os telefones habilitados em nome de pessoa jurídica serão bloqueados mediante a apresentação de documentos que comprovem a ligação da vítima com a empresa. Já os aparelhos não vinculados, oriundos de roubo de carga, terão bloqueio realizado após a apresentação do número de série de cada produto.

 Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ao vivo: STF julga sobre cadastro estadual de pedófilos

A ação foi registrada pelo governador do Mato Grosso,...

Governo tenta barrar PEC que turbina salário de juízes em meio a greves

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado/Arquivo Plenário do Senado, onde tramita PEC que pode turbinar...

Conheça o Centro de Diagnose e a importância dos postos de saúde em Teixeira de Freitas

No Centro de Diagnose, que abrange as Unidades Básicas de Saúde (UBS) São Lourenço...

Lucas Penteado celebra ficha azul nos Narcóticos Anônimos: entenda

Foto: Instagram/Reprodução 1 de 1 foto colorida de Lucas Penteado sorrindo - metrópoles ...

Mais para você