InícioBAHIA | Estudo aponta que 45% dos donos de empresas rurais usam...

BAHIA | Estudo aponta que 45% dos donos de empresas rurais usam smartphones

Em estudo divulgado nesta terça-feira (25), Dia do Produtor Rural, o Sebrae mostra que 45% dos donos de microempresas rurais da Bahia usam smartphones para acessar a web. Os principais fatores que levam os produtores rurais baianos a acessarem a internet no seu negócio rural são: uso de e-mail (77,4%); pesquisa de preço/fornecedores (61,3%); serviços financeiros (45,2%); compra de insumos ou mercadorias (38,7%); e serviços do governo (35,5%). A pesquisa nacional foi feita com 4.467 produtores rurais de 27 estados para conhecer a relação entre os pequenos produtores rurais e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Esse processo de modernização contribui de forma significativa para aumento da produtividade e da gestão profissional nos empreendimentos baianos. É o caso da Associação de Pescadores Indígenas Pataxó (APIP), de Coroa Vermelha, Extremo Sul do Estado, que há cerca de 4 anos passou a utilizar tablets, smartphones, computador e a ter acesso a internet para alavancar o negócio e atender mais clientes. “Facilitou muito desde que passamos a ter essas ferramentas, porque dobramos as vendas e aprendemos a utilizar tudo a nosso favor”, detalha a coordenadora do grupo, Luena Ferreira.

Usamos ligação de celular e o WhatsApp. Tiro foto dos produtos disponíveis e já mando para o cliente para fechar negócio”, completa Luena. Pelo computador, ela conta que monitora desde o fluxo de caixa até controle de barcos e de membros participantes. É pelos grupos do WhatsApp que Luena se comunica com os associados e com comunidades pesqueiras de  Belmonte, Cabrália, Porto Seguro, entre outras. A ferramenta funciona para avisos de reuniões para alinhamentos estratégicos e até convocação para iniciativas mobilizadoras em favor da atividade pesqueira tradicional na região.

O momento atual exige esse alinhamento com as novas tecnologias, o que favorece no acesso a informações para tomada de decisões, melhoria das boas práticas de gestão, acesso a novos nichos de mercado, entre outras vantagens competitivas”, detalha a coordenadora de Agronegócios da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae Bahia, Adriana Moura. O Sebrae contribui para aproximar o produtor rural desses conteúdos, por meio de soluções a distância (cursos e consultorias).

Dados do IBGE revelam que a Bahia tem cerca de 586 mil produtores rurais (incluídos os da agricultura familiar), correspondendo a 13% do país.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TCU investiga isenção fiscal que Fufuca deu para CBF

Confederação pediu para não pagar impostos sobre importação de uniformes de juízes e recebeu...

BBB 24: Giovanna fala sobre possibilidade de reatar com MC Bin Laden

Giovanna teve uma conversa séria com MC Bin Laden no BBB 24. Eles viveram...

Alok posta vídeo com “luzes misteriosas” em Brasília

Moradores do Distrito Federal se intrigaram com “luzes misteriosas” pela cidade na noite desta...

“Seria insano”, diz ministro sobre passagens a R$ 200

Silvio Costa Filho diz que houve confusão sobre entendimento do Voa Brasil e “novo”...

Mais para você