InícioBAHIA | Fórum discute avanços da educação escolar quilombola

BAHIA | Fórum discute avanços da educação escolar quilombola

Com o objetivo de avaliar as ações referentes à educação escolar quilombola realizadas neste ano e estabelecer metas para 2017, membros do Fórum Permanente da Educação Escolar Quilombola, de diferentes Territórios de Identidade da Bahia estão reunidos, até esta sexta-feira (18), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. A ação faz parte da agenda da Secretaria da Educação do Estado para o Novembro Negro.

dsc0006_0

A Coordenadora da Educação para a Diversidade, da Secretaria da Educação do Estado, Erica Capinan, destaca a importância do Fórum. “O Fórum é uma instância do movimento social da sociedade civil organizada composto por 29 membros dos Territórios de Identidade e tem o objetivo de monitorar e avaliar as políticas públicas da educação escolar quilombola, além de fiscalizar e difundir a implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais para a Educação Escolar Quilombola”, explica.

A quilombola e coordenadora territorial de Salvador e Região Metropolitana, Bernadete Moreira, que vive no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, avalia o encontro como positivo. “Este é um momento importante de discussão e trocas de experiências entre os membros. Temos vários avanços, no entanto, é preciso investir mais nas políticas públicas, tendo como base a valorização da nossa ancestralidade e identidade cultural”, afirma.

O coordenador geral do fórum, José Ramos de Freitas, integrante do Quilombo Ilha do Porto do Campo, em Camamu, acredita que “por meio das ações do Fórum podemos resgatar a nossa identidade com uma educação quilombola diferenciada como define a Lei 10.639/03, que insere nos currículos escolares os estudos da história africana e afro-brasileira”.

Videoconferência – A programação do Novembro Negro na Educação segue até o dia 30. No dia 21, às 14h, acontecerá uma videoconferência sobre a Lei nº 10.639/03: Conquistas e Desafios, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com retransmissão para as telessalas dos Núcleos Regionais de Educação (NRE). Esta Lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, tornando o estudo sobre a “História e Cultura Afro-Brasileira” obrigatório no currículo oficial da rede de ensino. Nos dias 21 e 22, das 8h às 18h, acontecerá o V Encontro de Educação para a Diversidade: desafios e perspectivas inclusivas em Educação no Século XXI, no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo.

Educação quilombola – Nos dias 23 e 24, o Colégio Estadual Eraldo Tinoco, instalado na comunidade quilombola, no distrito de Santiago do Iguape, em Cachoeira, sediará o seminário Educação Escolar Quilombola, em Santiago do Iguapé (23), das 9h às 11h30, e o Projeto Consciência Negra, em Santiago do Iguapé (24). O Colégio Estadual Eraldo Tinoco é a primeira unidade da rede estadual a implantar as Diretrizes Curriculares da Educação Quilombola.

Fotos: Claudionor Jr.
Ascom/Educação

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Pedagoga mineira Vanessa Lozito supera desafios de saúde e inspira outros a encontrarem o caminho para o bem-estar

Vanessa Lozito, pedagoga de coração e mineira de origem, tem sua vida marcada por...

Qual a diferença de desempenho entre um computador i5 e outros processadores?

Você está pensando em comprar um computador novo e se deparou com a opção...

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

O rendimento médio mensal domiciliar per capita do Brasil chegou a R$ 1.848 em 2023. Esse...

Qual distribuidor de móveis para escritório oferece os melhores produtos?

Você está em busca do melhor distribuidor de móveis para escritório? Neste artigo, vamos...

Mais para você