InícioBahia: João Bosco participa da Inauguração da Universidade Federal do Sul...

Bahia: João Bosco participa da Inauguração da Universidade Federal do Sul da Bahia

Os estudantes de Teixeira de Freitas e de toda a região sul da Bahia  obtiveram na tarde desta sexta feira (20), a realização de um sonho,  que se deu com a cerimônia de  fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB),  mais uma opção para cursar o ensino superior de qualidade no Sul e Extremo sul do Estado. A Cerimônia foi presidida pelo governador Jaques Wagner .

Itamaraju - in - acidente - joao

A nova universidade deve começar a funcionar no segundo semestre de 2014, oferecendo inicialmente nove mil vagas. Mas, a previsão é que até 2020 sejam oferecidas 18 mil vagas. Durante a cerimônia,  o reitor pró-tempore Naomar de Almeida Filho empossou o Conselho Universitário Matriz, que terá a atribuição de auxiliar o futuro reitor da UFSB nas etapas iniciais de implantação da instituição. Ele tem ainda, a missão de elaborar o estatuto e o regimento da nova universidade.

Campi

Em Itabuna vão funcionar os Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação, em Comunicação e Artes e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências.

A UFSB terá mais dois campi, instalados no extremo sul. Porto Seguro terá o campus Sosígenes Costa, que oferecerá os centros de Formação em Ciências Humanas e Sociais, e em Ciências Ambientais, e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências.

Em Teixeira de Freitas, o campus Paulo Freire terá cursos na área da saúde, entre eles, o de medicina, e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. De acordo com Naomar de Almeida Filho, o ingresso de alunos se dará por intermédio de bacharelados interdisciplinares (BI), com acesso via Enem/Sisu ou via rede de colégios universitários (Cuni) instalados nos municípios de maior porte da região sul baiana.

Para acesso à Rede Cuni, o Enem será usado na seleção de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas em cada município.

Outros cursos

Haverá 12 cursos de bacharelados interdisciplinares oferecidos em quatro grandes áreas de conhecimento (artes, humanidades, saúde além de ciência e tecnologia), cinco licenciaturas interdisciplinares (ciências da natureza, ciências humanas e sociais, matemática, computação e tecnologias, linguagens e códigos e artes), 15 cursos superiores tecnológicos, 30 cursos de graduação profissionalizante, 10 residências, 19 mestrados e nove doutorados.

O prefeito de Teixeira de Freitas João Bosco esteve presente ao ato de fundação da (UFSB), que contou com a presença do Governador Jaques Wagner, do reitor pró-tempore Naomar de Almeida Filho, da senadora Lídice da Mata e de vários deputados federais e municipais e diversas autoridades e políticos regionais.

Por | Ascom PMTX

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Haddad pede compromisso ao Congresso para votar tributária em 2024

O ministro da Fazenda foi à Residência Oficial do presidente do Senado nesta 4ª...

Fachin e Gilmar são a favor de registro na Justiça e prazos para apurações do Ministério Público

Foto: Antonio Augusto/ STF Os ministros Edson Fachin e Gilmar Mendes, do STF...

Wanessa tira satisfação com bailarina que não olhou para ela no BBB 24

Wanessa Camargo participou do BBB 24 e ficou chateada com uma situação específica no...

Senado vota Perse na próxima terça. Daniella Ribeiro será relatora

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta quarta-feira (24/4), que a...

Mais para você