InícioBAHIA | Pesquisa aponta vitória de ACM Neto para governo estado no...

BAHIA | Pesquisa aponta vitória de ACM Neto para governo estado no 1º turno

O prefeito de Salvador pontua com mais de 50% em todos os recortes de gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico.

A primeira pesquisa sobre a sucessão estadual em 2018, feita pelo Instituto Paraná e divulgada ontem pela Record Bahia, aponta que, caso as eleições fossem hoje, o prefeito ACM Neto (DEM) venceria a disputa contra o governador Rui Costa (PT) em todos os cenários. As intenções de voto atribuídas ao democrata no levantamento indicam ainda que a vitória ocorreria já no primeiro turno.

Em um dos cenários, Neto obteve a preferência de 54,5% dos entrevistados. Em segundo, aparece Rui, com 24,1%, seguido pelo senador Otto Alencar (PSD), aliado político do petista, citado por 4,7% dos eleitores. Fábio Nogueira (Psol), que disputou no ano passado a prefeitura, ocupa o último lugar, com 2,9%. Os indecisos somam 4,3% e 9,5% afirmaram que não votariam em nenhum dos quatro.

Sem a presença de Otto no páreo, o democrata foi escolhido por 58,4%, contra 28,8% do petista. O cenário em que o nome do governador não é apresentado, Neto surge com 65,3% das intenções de voto, ante 10,6% do senador e 4,5% de Nogueira. Rui lidera apenas quando o prefeito é excluído da lista de virtuais candidatos ao governo, com 47,2%, à frente de Otto (13,8%) e Nogueira (5,7%).

O prefeito de Salvador pontua com mais de 50% em todos os recortes de gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico. Entre o público masculino, Neto registrou 55,4%, seguido por Rui (25,6%), Otto (5,1%) e Nogueira (2,7%). Já entre as mulheres, o prefeito tem 53,7%, seguido por Rui (22,8%), Otto (4,3%) e Nogueira (3,1%).

Idade
Neto tem maior pontuação no público acima de 60 anos (56,2%), enquanto Rui consegue melhor resultado entre as pessoas de 45 a 59 anos (26,7%), faixa em que o democrata teve seu menor índice (52,7%). Já o petista tem percentual mais baixo entre eleitores de 35 a 44 anos, com 21,7% da preferência.

Em relação à escolaridade, Neto obteve percentual mais alto entre pessoas com ensino médio completo (56,7%), público em que Rui tem o pior desempenho (22,9%). Entre aqueles que têm ensino superior, o governador atinge 25,7%, enquanto o prefeito aparece com 51%.

Para o diretor do Instituto Paraná, Murilo Hidalgo, o levantamento indica ampla vantagem de Neto, mas ainda há incertezas sobre as candidaturas . “É o início do processo. Precisa ver se ele (Neto) vai sair ou não, se o governador buscará a reeleição, se Otto entrará na disputa”, avaliou.

Segundo Hidalgo, o índice de eleitores que recusaram todas as opções apresentadas, próximo aos 10%, reflete o momento da política brasileira, onde há forte rejeição aos ocupantes de mandato eletivo. Os nomes dos virtuais candidatos foram decididos em conjunto com a Record Bahia, contratante da pesquisa.

Questionado sobre o resultado, Neto adotou o tom de cautela. “É muito cedo para falar de 2018. Vou continuar trabalhando por Salvador. No momento certo, vamos tratar das eleições com os partidos que nos apoiam”, disse o democrata. Sem agenda pública ontem – segundo sua assessoria de imprensa, por causa de uma gripe -, o governador não comentou a pesquisa.

O Instituto Paraná ouviu 1.510 eleitores em 70 municípios baianos de 31 de maio a 4 de junho. A margem de erro estimada para o levantamento é de 2,5%, para mais ou para menos, com índice de confiança de 9.

Por | Correio da Bahia

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

População brasileira dá R$ 23 bi a Brasília e banca 38% dos gastos

Valor para 2024 está estipulado no Fundo Constitucional do DF; especialista diz que gastos...

Presidente da Anvisa decide manter proibição de cigarros eletrônicos no país

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil Antônio Barra Torres, presidente da Anvisa (Agência Nacional de...

STF age para revogar decisão do ministro encantado por um bicheiro

Impossível que Kassio Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal graças a Bolsonaro, não previsse...

Brasília completa 64 anos com show do Alok e pirâmide na Esplanada

Alok, Luccas Neto, Aline Barro e Xand Avião são os destaques das festas; a...

Mais para você