InícioBahiafarma obtém registro para produção e distribuição de teste rápido de febre...

Bahiafarma obtém registro para produção e distribuição de teste rápido de febre chikungunya

Itamaraju - cpca ex 2016.08.29A Bahiafarma, laboratório público da Bahia, obteve, nesta segunda-feira (5), registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produção e distribuição de teste sorológico rápido para detecção de febre chikungunya. Trata-se de um dispositivo ainda inexistente na rede pública de saúde do País e o primeiro do gênero a ser feito por um laboratório oficial no Brasil.

Já disponível para aquisição por qualquer ente público do País, o teste rápido para febre chikungunya desenvolvido pela Bahiafarma é realizado com uma pequena quantidade de sangue, soro ou plasma do paciente e é capaz de detectar a doença a partir dos primeiros dias de infecção, por meio da identificação da presença de anticorpos M (IgM) no organismo. O resultado sai em 20 minutos, com taxa de precisão de 95%, o que vai auxiliar no diagnóstico rápido – hoje, o prazo para confirmação dos casos suspeitos pode durar semanas.

Além disso, a adoção dos testes rápidos para detecção de febre chikungunya representará grande economia de recursos para o poder público e para os pacientes. Estima-se que tanto os exames laboratoriais feitos hoje pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto os testes rápidos vendidos por clínicas particulares custem de cinco a sete vezes mais que os testes rápidos da Bahiafarma.

“Temos capacidade de produzir o suficiente para abastecer toda a demanda do SUS pelo dispositivo”, garante o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, que destaca o protagonismo que o laboratório vem conquistando no mercado da saúde do Brasil.

Trata-se do segundo dispositivo do gênero desenvolvido pelo laboratório público baiano a ter o registro publicado pela Anvisa. Em maio, a Bahiafarma apresentou o primeiro kit diagnóstico para detecção de infecção por Zika vírus produzido no País.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esse registro fortalece ainda mais a consolidação da Bahiafarma no Complexo Industrial da Saúde.”A Bahiafarma é uma empresa estratégica no processo de atração e fixação de laboratórios e indústrias farmacêuticas a fim de criar um polo farmoquímico na Bahia nos próximos anos e, nesse sentido, uma das tarefas é estruturar criar uma unidade comercial com atuação agressiva e implantar uma gestão de produção eficiente de modo a sermos competitivos no mercado nacional”, afirma.

Apenas em 2016, a Bahia registrou até 16 de agosto 46.778 casos suspeitos de chikungunya. Dos 315 municípios que registraram casos da doença, Itabuna, Itaberaba, Jaguarari e Cansanção concentram 41,75% das notificações.

A Bahiafarma

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é um laboratório farmacêutico público que tem como objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do País. Integra a administração pública indireta do Poder Executivo do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Tem como metas minimizar a dependência do Estado da Bahia da importação de produtos e tecnologia, atuando de forma competitiva e econômica para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

STF valida uso de vestimenta religiosa em fotos oficiais

Por unanimidade, Corte estabeleceu que é constitucional o uso de acessórios de cunho religioso...

PETO recupera veículo, onde vítima chegou a ser baleado durante assalto

Nesta quarta-feira (17) de abril, militares do PETO conseguiram recuperar um veículo com restrição...

Com plenário vazio, deputados veem futebol em meio a articulação quente entre Lira e governo Lula

Foto: Levy Teles/Estadão Deputados assistem à cobrança de pênaltis entre Manchester City e...

Regulamentos sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos

A Lei Federal nº 14.133/2021 representa um marco importante no cenário das licitações públicas...

Mais para você