InícioBancada ruralista quer impedir reforma agrária no país, diz Valmir

Bancada ruralista quer impedir reforma agrária no país, diz Valmir

A medida do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Incra de atualizar a instrução normativa, que estabelece as diretrizes para a identificação de imóveis para a reforma agrária, foi destacada pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), na quinta-feira (27).

O deputado federal Valmir Assunção - FOTO Agência Câmara 2 (2)

“Esta instrução foi fruto de longos debates realizados pelo Grupo de Trabalho Jurídico estabelecido para esta finalidade. Isto depois da identificação de que processos anteriores de obtenção de áreas precisavam de atualização e desburocratização, a partir do que a Constituição de 1988 estabelece como função social da propriedade rural”, explica.

Ainda conforme o parlamentar “a função social da propriedade não indica, somente, a produtividade de uma área como critério”. Para Assunção, a legislação trabalhista e a legislação ambiental também são condicionantes que autorizam o poder público a avaliação de que determinada área não cumpre sua função social. “E se ela não cumpre a sua função social, a Constituição é clara! Ela deve ser destinada à reforma agrária”, completa.

Valmir Assunção criticou a posição da Frente Parlamentar do Agronegócio de questionar a instrução normativa. “Como era de se esperar, a bancada ruralista do Congresso Nacional, cujo esforço máximo é impedir que a democracia se estenda ao campo brasileiro, não só se coloca contra a esta instrução normativa, como ameaça o governo federal caso a medida não seja revogada. Não podemos sucumbir a este tipo de ação do latifúndio. Não estamos aqui para isso”, enfatiza o parlamentar petista.

 

Ascom do deputado Valmir Assunção

*Com informações do PT na Câmara

Vitor Fernandes (DRT-2430)

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PF faz operação em Osasco em busca de suspeito por criar perfil falso de Lewandowski no Instagram

A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (28) a operação batizada de Inverídico,...

Macron posta meme com Lula e diz que visita “foi um casamento”

Presidente francês passou 3 dias no Brasil, elogiou a eleição do petista e falou...

Lula sugere que ‘candidato como ele’ teria vencido Bolsonaro em 2018 se tivesse no lugar de Haddad

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil O presidente Lula (PT) e o ministro Fernando Haddad...

Saiba o que abre e o que fecha em São Paulo na Sexta-feira Santa

São Paulo — Alguns serviços terão o horário de funcionamento alterados na cidade de...

Mais para você