InícioBancários do Extremo Sul da Bahia realizam encontro regional virtual inédito

Bancários do Extremo Sul da Bahia realizam encontro regional virtual inédito

O Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia- SINDIBANCÁRIOS, realizou no último sábado (15/08), o seu 30° Encontro Regional com o tema: Campanha nacional, desafios, caminhos de mobilização e enfrentamento da crise social/econômica/sanitária. Pela primeira vez, o evento ocorreu virtualmente através da plataforma Zoom e foi transmitido pelas principais redes da entidade sindical.

O encontro deste ano contou com a participação de Kleytton Morais, Presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília – DF; e de Hermelino Neto, Presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe; e foi mediado por Carlos E. Coimbra, Diretor-Executivo do SINDIBANCÁRIOS. Inicialmente os convidados fizeram uma reflexão acerca da atual conjuntura brasileira, apontando as problemáticas existentes na esfera política e socioeconômica que originaram durante o governo Temer e se ampliaram a partir da política neoliberal do governo Bolsonaro, a mesma que insiste em retirar direitos fundamentais da classe trabalhadora.

Para Kleytton, “O cenário é extremamente preocupante, pois os bancos se preparam para diminuir custos, reduzir drasticamente o emprego bancário e manter os altos índices de produtividade”. Essa movimentação é parte da política bolsonarista que tensiona abrir o banco central ao sistema privado, assim, esvaziando os bancos públicos e projetando uma futura privatização. Diante deste contexto, Hermelino Neto afirmou que “A luta dos bancários é continuada, isto é, mesmo com diversas medidas provisórias do governo que agride a categoria – fim da jornada de 06 horas, abertura das agências bancárias aos sábados, individualização na negociação da PRL, dentre outras ameaças –, a organização sindical esteve mobilizada nos últimos dois anos em defesa dos direitos”.

O Presidente da FEEB também destacou que a Campanha Nacional entra num momento decisivo, pois até agora os bancos não apresentaram nenhuma resposta as reivindicações da categoria. Pelo contrário, exibiram suas pautas que são: diminuição do tempo de cobertura para o adiantamento do auxílio previdenciário, a volta do ranqueamento individual das metas e até sobre a PLR fizeram uma provocação duvidosa. Por fim, Neto afirmou: “Vamos ter que ampliar a mobilização”.

O Coordenador-Geral do SINDIBANCÁRIOS, Moisés Araújo, falou do momento desafiador para a categoria: “Estamos num cenário muito difícil com a crise sociopolítica e pandêmica; e requer firmeza para enfrentar os ataques do governo e dos bancos aos nossos direitos”.
Para João Climário, Diretor-Executivo do SINDIBANCÁRIOS e representante da Central Única dos Trabalhadores – CUT Bahia, “O momento é de unidade dos trabalhadores brasileiros e a categoria bancária devem intensificar as mobilizações nas agências e redes, tendo em vista que os bancos públicos estão sob ameaças de privatização”. Além disso, o Diretor da CUT sinalizou que é hora de denunciar as práticas dos banqueiros.

Posterior as intervenções, os presentes aprovaram uma série de resoluções que nortearão as ações de lutas na região. Os bancários e bancárias do Extremo Sul da Bahia vão lutar pela renovação da convenção coletiva e pelo o aumento real; seguirá em unidade de acordo com as orientações da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT – CONTRAF; apoiar e participar das agendas em defesa da democracia, soberania nacional, direitos, emprego e dos bancos públicos. A categoria também definiu o início das manifestações nas ruas e nas redes em defesa da CAIXA 100% pública; ampliar e intensificar a comunicação; manter a relação com outras categorias em luta; fiscalizar as agências para garantir o Protocolo Anti-Covid e realizar reuniões presenciais nas agências a fim de acrescer a mobilização.

Por fim, o Encontro Regional dos Bancários possibilitou inúmeras reflexões e um rico debate, deste modo, cumprindo uma importante fase na mobilização e na construção de um plano de ação. O cenário é desafiador e requer a participação de todos e todas para garantir os direitos existentes.

Por | AscomSINDIBANCÁRIOS-BA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Polêmica na área da saúde: soroterapia é vilã ou aliada?

Ela virou pauta de programas de grande audiência nos últimos dias por conta de...

Lula fala sobre preço da carne, ‘saidinhas’ e derrubada de vetos durante encontro com jornalistas

Na manhã desta terça-feira (23), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva...

Projetos estão “no jeito” para aprovação, diz Haddad sobre tributária

Textos que regulamentam as mudanças no sistema tributário devem ser entregues formalmente até às...

Mais para você