InícioBebés brasileiras nascido na América poderão não receber cidadania americana

Bebés brasileiras nascido na América poderão não receber cidadania americana

Atrás do sonho americano, muitos foram os brasileiros que imigram para os Estados Unidos da América na tentativa de uma vida melhor. A onda de imigrantes brasileiros começou em 1980 devido à situação económica no Brasil ter piorado. Como tal, a população procurou imigrar na esperança de melhor qualidade de vida nos EUA, no entanto, muito também foram os que tentaram passar a fronteira para países europeus – em 2016 foi registado um aumento de 41% de brasileiros cuja passagem para a União Europeia foi barrada.

Como é de esperar, muitos brasileiros se moveram para o norte do continente americano na expectativa de levar suas famílias, mas também houve diversas mulheres grávidas que gastaram cerca de 40 mil dólares na esperança de dar à luz em solo americano, podendo assim atribuir dupla nacionalidade à criança recém-nascida. Hoje em dia a nacionalidade americana é atribuída automaticamente a qualquer bebê que nasça em solo americano, independentemente da nacionalidade dos seus pais. Isto pode oferecer a opção no futuro de poderem voltar para a América livremente para estudar ou trabalhar sem ter que se candidatar a vistos, no entanto, isto é uma regra que poderá ser drasticamente alterada durante a governação de Donald Trump como presidente dos EUA.

Quando comparamos as taxas de brasileiros cujo visto foi rejeitado, podemos verificar que em 3 anos ficou 3 vezes mais difícil poder obter um visto para entrar nos EUA. Em 2014, a taxa de rejeição foi apenas de 3.2%, enquanto que em 2015 e 2016 foi 5% e 15% respetivamente. No entanto, mais de um milhão de brasileiros reside atualmente nos EUA, mas com as novas restrições de vistos, é pouco provável que esses números venham a subir significativamente.

A nova política de imigração para aplicação de vistos americanos por parte dos brasileiros sofreu especiais alterações no processo de entrevista. A população brasileira podia beneficiar de certas isenções no que tocava aos requisitos da entrevista para a sua candidatura do visto, mas de acordo com a nova política, brasileiros têm até 12 meses após a data de expiração de seus vistos para os poder renovar sem terem que se apresentar para uma nova entrevista, para todos os cidadãos entre os 15 e os 78 anos de idade. .

Antes destas alterações na política dos vistos, jovens menores de 15 anos e cidadãos com mais de 66 não precisavam de comparecer a entrevistas relacionadas com os vistos. Adicionalmente, cidadão brasileiros não necessitam de entrevista se a renovação do visto fosse na mesma categoria e se fosse realizado dentro de 48 meses após a data de expiração.

Atualmente, continuam a ser muitas as mães brasileiras da classe média alta que tentam passar a fronteira para território americano. Infelizmente, apesar de acordo com a constituição, ser direito de um nascido de em território americano obter cidadania do país, Trump procura eliminar estes direitos para reduzir a quantidade de emigrantes que procuram fazer “turismo de nascimento”. A verdade, é que esta lei de cidadania sobre os recém-nascidos incentiva a imigração ilegal de muitas famílias, que o governo também se preocupada que possa pôr em risco a vida das crianças para o fim de obter cidadania.
Isso é um assunto ainda em discussão e negociação do governo americano, mas Trump é certamente conhecido por meter suas regras em vigor quase de imediato. Qual será o destino desses bebês? Irá a América alterar a sua constituição e remover a lei do Jus Soli?

Por | Redação

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula demarca menos do que o esperado e cita “frustração” de indígenas

Demarcação de todas as terras indígenas é promessa do petista desde início do mandato;...

Bahia destaca R$ 6,7 bilhões de investimentos em novas obras de saneamento durante fórum internacional em Salvador

Foto: Divulgação/Arquivo O montante integra recursos destinados pela Embasa para obras de abastecimento...

Paciente relata atuação de profissionais no CTO de Teixeira de Freitas

Referência na área de Traumato-Ortopedia, o Centro de Tratamento Ortopédico (CTO) de Teixeira de...

Mais para você