InícioBosch cria sistema que aciona embreagem automaticamente

Bosch cria sistema que aciona embreagem automaticamente

A Bosch lança um sistema que aciona eletronicamente a embreagem. Batizado de  electronic Clutch System (e-Clutch) a tecnologia proporciona segundo o fabricante uma economia de até 5% de combustível no uso misto cidade/estrada.

EA06636[1]

De acordo com a Bosch o acionamento da embreagem é feito eletronicamente, mas a troca de marcha é feita manualmente pelo motorista.  O e-Clutch conta características de conforto similares à de um câmbio automático, como o Stop&Go (anda e para em situações de tráfego intenso), Hill Assistance (saída em rampa) e o Park Assistance (assistente de estacionamento que possibilita engatar a primeira marcha e a ré sem pisar na embreagem).

A economia de combustível é possível pela função Idle Coasting (embreagem desacoplada), que entra em operação quando o usuário retira o pé do acelerador. A ação faz com que a embreagem desacople o motor da transmissão (porém a marcha permanece engatada). Isso permite aproveitar ao máximo a energia de movimento do veículo e reduzir o consumo de combustível.

EA06637[1]

Quando o motorista pisa no freio ou no acelerador a embreagem é reacoplada automaticamente. Um software é o responsável por monitorar todas as variáveis do motor e da transmissão.

A Bosch estima que a tecnologia e-Clutch chegue ao mercado em até dois anos, pois, o sistema pode ser adequado às plataformas dos veículos já existentes. A marca ressalta que o e-Clutch deve ser um dispositivo original de fábrica, pois não é possível instalar o sistema de acionamento eletrônico da embreagem no mercado de reposição.

Fotos | Bosch – Divulgação

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Salvador está à venda aos ‘amigos do rei’, diz vice-governador da Bahia

Geraldo Jr. falou sobre reportagem do Poder360 a respeito da presença constante de empresas...

Ministro vai a evento contra ditadura, mesmo após Lula barrar manifestações sobre golpe de 64

Foto: Geraldo Magela/Arquivo/Agência Senado Luiz Marinho 28 de março de 2024 | 10:55 ...

Prefeitura implementa consultórios de arboviroses em unidades de saúde

Com o objetivo de garantir rapidez nos atendimentos às pessoas com sintomas de dengue,...

Jojo Todynho comemora chegada aos 99 kgs: “Só desacreditar de mim”

Em processo de emagrecimento após a cirurgia bariátrica realizada em agosto de 2023, Jojo...

Mais para você