InícioCampanha “ADOTE – Encontro de Corações” promove 1º Fórum Municipal de Adoção...

Campanha “ADOTE – Encontro de Corações” promove 1º Fórum Municipal de Adoção em Mucuri

Com o tema “Adoção legal, um ato de amor”, será realizado o 1º Fórum Municipal de Adoção no Município de Mucuri, em homenagem ao Dia Nacional de Adoção – 2019. O evento será realizado no dia 20 de maio, das 13h às 17h, na Câmara Municipal de Vereadores (Rua Oscar Teixeira Sirqueira, n° 200, bairro Malvinas, Mucuri-BA).

Organizado pela Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI) do Tribunal de Justiça da Bahia, Vara da Infância e Juventude de Mucuri e a Prefeitura Municipal de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a ação faz parte da Campanha “Adote – Encontro de Corações”, da CCI. Tem como objetivo dar visibilidade ao tema da adoção, proporcionar momentos de reflexão e sensibilizar a população para abrir caminhos de convivência familiar para crianças e adolescentes.

A programação será aberta pela Matriarca da Família Souza, Etani Souza, de Sergipe, com depoimento sobre a experiência de 47 adoções. Contará com a participação do Desembargador Salomão Resedá, Corregedor das Comarcas do Interior; do Juiz Assessor Especial da Corregedoria, Arnaldo José Lemos de Souza; da Juíza de Direito Tarcisia Oliveira Fonseca, da Vara da Infância e Juventude de Mucuri; e de representantes da comunidade local, ligados à temática.

Dentro do tema central “Adoção legal, um ato de amor”, serão abordados as diversas etapas da adoção, desde o acolhimento até o estabelecimento definitivo dos vínculos familiares.

O Desembargador Salomão Resedá enfatiza que, em obediência ao Estatuto da Criança e do Adolescente e outras normais legais brasileiras e internacionais, a adoção visa, sobretudo, ao interesse da criança e do adolescente e à possibilidade de dar-lhe uma existência cercada de amor, proteção e oportunidades.

“Espero que esse encontro abra a possibilidade de fomentar um atendimento ampliado a essas carências, com a derrubada de preconceitos derivados do desconhecimento e da desinformação por parte de pretendentes à adoção, profissionais da área e da própria sociedade”, pontua.

A Secretária de Assistência Social de Mucuri, Cleudi Marques de Souza Simões, ressalta que a intenção do Fórum é mobilizar a sociedade, mostrar que existe uma demanda de adoção na cidade e informar sobre os procedimentos para adoção de crianças e adolescentes. Cleudi Simões conta que em Mucuri há um abrigo com 13 crianças e adolescentes.

“Precisamos sensibilizar a sociedade e mostrar que existe essa demanda de adoção no município e a necessidade de cada um se doar da maneira que pode”, afirma a Secretária. Para ampliar os debates, a Prefeitura decidiu disponibilizar 50 vagas do fórum para outros municípios da região.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Mucuri, através do e-mail: [email protected], no período de 08 à 15 de maio de 2019, contendo as seguintes informações: nome completo; RG; e telefone. A inscrição também pode ser solicitada pelo hotsite da Campanha “Adote – Encontro de Corações”:www.tjba.jus.br/adote.

Durante o evento será entregue o Selo “Amigo Solidário do Abrigo”, às pessoas que auxiliam no processo de convivência comunitária no Município de Mucuri.

Confira a programação do evento e participe!

12h30 às 13h – recepção com assinatura dos presentes no Livro de Ouro

13h – Solenidade de Abertura e Composição da Mesa

13h15 – Apresentação Cultural – Associação Golfinho

Hino Nacional: Cantado e Projeto Sinfonia Encantada

13h45 – Apresentação dos membros que compõem a Mesa.

(Coordenadora Municipal de Proteção Social Especial; Secretária Municipal de Assistência Social; Presidente da Câmara de Vereadores; Prefeito Municipal; Promotora de Justiça; Juíza de Direito).

14h10 – Palestra com o Desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá, do Tribunal de Justiça da Bahia

15h – Depoimento da Sra. Etani Souza, Matriarca da Família Souza, com experiência de 47 adoções

15h40 – Entrega do Selo do “Amigo solidário do Abrigo”

16h – Entrega dos Certificados

16h30 – Cerimônia de Encerramento e Coffee Break

Por | TJBA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo tenta barrar PEC que turbina salário de juízes em meio a greves

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado/Arquivo Plenário do Senado, onde tramita PEC que pode turbinar...

Conheça o Centro de Diagnose e a importância dos postos de saúde em Teixeira de Freitas

No Centro de Diagnose, que abrange as Unidades Básicas de Saúde (UBS) São Lourenço...

Lucas Penteado celebra ficha azul nos Narcóticos Anônimos: entenda

Foto: Instagram/Reprodução 1 de 1 foto colorida de Lucas Penteado sorrindo - metrópoles ...

Mulher é condenada a pagar R$ 15 mil a amante do marido por vazar nude

A 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP)...

Mais para você