Itamaraju: Vacinação contra a gripe segue até o dia 26 de abril

Começou na última segunda-feira em todo o país a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 32 milhões de pessoas até o dia 26 de abril, último dia da ação. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explica que este ano os pacientes com doenças crônicas e as mulheres com até 45 dias após o parto também terão prioridade na campanha.
vacina
 
“Nós descobrimos que muitos casos graves e até óbitos acontecem em pessoas que tem outras doenças, às vezes é uma doença cardiovascular, diabetes, obesidade, doenças neurológicas que podem comprometer o pulmão. Por isso que na reunião com especialistas, nós definimos que independente da idade, da faixa etária, toda pessoa que o médico receitar receber a vacina por ter uma doença crônica vai receber a vacina de graça. Essa é uma decisão desse ano, porque a gestante até 45 dias após o parto tem as mesmas condições de baixa imunidade, a defesa do corpo está se recuperando que tem indicação de tomar a vacina contra a gripe. Além disso, ela vai proteger o seu bebê.” informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembra que os pacientes com doenças crônicas precisam de autorização médica para receber a dose contra a gripe.
 
“Toda pessoa, independente da faixa etária, que tem alguma doença crônica tem que pedir para o seu médico fazer a receita para tomar a vacina da gripe. E ai recebe a vacina de graça em qualquer posto de saúde. Se a pessoa já acompanha em um posto de saúde do SUS ela vai lá no próprio posto de saúde que lá qualquer profissional tem o registro da pessoa e vai poder indicar a vacina.”, destaca.
Durante a campanha de vacinação contra a gripe serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina. A dose protege contra os três subtipos do vírus da influenza que mais circularam no inverno passado. Feita com o vírus inativado, a vacina só não é recomendada para as pessoas que têm alergia severa a ovo. Quem foi vacinado no ano passado precisa receber a dose novamente. A campanha começou nesta segunda-feira e segue até o dia 26 de abril.
Em Itamaraju as vacinas serão aplicadas no PSFs e na sede da vigilância epidemiológica.
 
Informações – Amanda Mendes
Agência do Rádio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *