CAPS de Itamaraju realiza caminhada da luta Antimanicomial

O CAPS (Centro de Atenção Psico social) de Itamaraju realizou na manhã desta sexta-feira (18) uma caminha em comemoração ao dia nacional da luta antimanicomial.

Nossa equipe conversou um dos organizadores do evento o músico terapeuta Jadilson Gomes que pode informar sobre o movimento em prol a luta que teve inicio a partir do momento em que a população começou a questionar, sobre o tratamento oferecido nos Manicômios para pessoas com transtornos mentais, onde os mesmos eram tratados de forma desumana e com métodos violentos, exemplo o encarceramento, choques, dentre outros, além de serem privados do convívio com a família.

O objetivo do evento é conscientizar a população de que as pessoas com transtornos mentais devem ser tratadas e cuidadas com dignidade e respeito, bem como receber atenção especial para o convívio social e para prestar esse tipo de atenção aos portadores de transtorno mental. É com esse lema que o CAPS trabalha, buscando ainda transmitir essa realidade para a sociedade em geral.

O CAPS oferece acompanhamento psiquiátrico, psicológico, e terapêutico direcionado a pessoas com esses transtornos.

A equipe do CAPS agradeceu também o apoio dos acadêmicos do 5º semestre de enfermagem da FACISA, Secretaria de Saúde e do governo municipal (Manoel Pedro), onde segundo os coordenadores do projeto, são essas parcerias que garantem o funcionamento do CAPS.

Por | Henrique Peixoto

Deixe seu comentário