Caravelas: Turista encontra baleia jubarte morta

Uma baleia jubarte foi encontrada morta, no fim da tarde da última terça-feira (24), no Parcel das Paredes, próximo a Abrolhos, extremo sul baiano. O registro foi feito por um turista que passava pelo local e fotografou o animal, que estava em uma bancada de corais.

Segundo análise da veterinária do Instituto Baleia Jubarte, Adriana Colósio, trata-se de um macho juvenil. “A jubarte já estava em avançado estado de decomposição e optamos por não fazer a avaliação in loco para evitar que o sangue e o óleo da gordura da baleia atraíssem tubarões, o que poderia colocar a equipe em risco e causar acidentes”, conta.

Adriana explica ainda que “quando o animal está vivo, todo o esforço é feito na tentativa de devolvê-lo ao mar com saúde, no caso do animal morto é feita uma avaliação além da coleta de material para análise”.

Temporada – Com o início da temporada de baleias jubarte no Brasil – quando são esperadas mais de 10 mil delas no litoral do país – aumentam também as ocorrências de encalhe da espécie.

O Programa de Resgate do Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras e feito em parceria com Instituto Mamíferos Aquáticos, tem um telefone de emergência que funciona 24 horas para atender os casos de encalhe de baleias, golfinhos, focas ou lobos-marinhos, vivos ou mortos.

Ligações a cobrar também são recebidas em Praia do Forte: 71-3676-1463 e 71-8154-2131 e Caravelas : 73-3297-1340 e 73-8802-1874.

Fonte / Radar 64

Deixe seu comentário