InícioCarnaval e Saúde – "Uma Combinação Perfeita", dicas com Ivanilda Salomão

Carnaval e Saúde – “Uma Combinação Perfeita”, dicas com Ivanilda Salomão

O carnaval chegou e muitas pessoas já começam a se movimentar para curtir essa tão esperada folia.  Seja para viajar, desfilar, brincar em blocos de rua, Festas em clubes, escolas de samba e trios elétricos. Algumas precauções devem ser tomadas, para que a sua farra não termine de forma desastrosa.

Pular o carnaval pode levar a uma perda de calorias muito importante, melhorando assim o condicionamento físico, mas o exagero pode resultar em conseqüências no mínimo desagradáveis. Basta alguns cuidados para aproveitar ao máximo os benefícios à saúde que esses dias de carnaval podem proporcionar.

 

Dicas de Saúde para o seu Carnaval:

Alimentação – O descuido com a alimentação durante os dia de folia pode debilitar o organismo, levando o  indivíduo um desequilíbrio físico-energético, acarretando uma série de distúrbios físicos e mentais, deixando-o vulnerável as doenças. Para quem não se preocupa muito com a alimentação nesta época, é importante que capriche um pouco mais no café da manhã, Uma refeição nutritiva e equilibrada, pode ajudar a evitar as consequências do consumo de álcool. Barrinhas de cereais, saladas de fruta e sanduíches naturais, podem ser opções leves para os momentos de agitação,

 

Suor e desidratação – O gasto excessivo de energia e a perda de água e eletrólitos pelo suor, devido ao aumento da temperatura do corpo, é um fator que requer nossa atenção. Por isso, uma boa dica é levar sempre consigo uma garrafinha de água.  Água de coco, sucos naturais, e isotônicos também são ótimas opções para repor o líquido perdido.

Bebidas alcoólicas – Quem consome bebidas alcoólicas, o cuidado deve ser dobrado. Tente intercalar a ingestão de álcool com bastante água, isso irá mantê-lo hidratado e ajuda a evitar a famosa ressaca.

Cuidado com a procedência dos alimentos – Na hora de consumir alimentos vendidos na rua é preciso ficar atento às condições higiênicas e estado de conservação. Pois alimentos preparados ou conservados em condições inadequadas de higiene podem oferecer grandes riscos à saúde.

Proteção – Não foque o tempo todo exposto ao sol, use e abuse do protetor solar e evite nadar após consumir bebida alcoólica. A noite espera por você cheio(a) de energia.

Prevenção – Ter um preservativo sempre  à mão pode fazer a diferença entre terminar a festa, ou começar outra.. Prevenir é melhor do que remediar, para que a sua folia dure para sempre.

Beleza – Modere na maquiagem, pois o excesso pode causar irritação na pele ou alergia  e quanto mais leves e confortáveis forem as roupas e fantasias  de carnaval, mais confortável será e trará menos conseqüências.

Drogas – Não use drogas, lança-perfume, e outras substâncias psicoativas, pois além de serem proibidas, podem ocasionar diversas complicações.

CURTA O CARNAVAL SEM DESCUIDAR DA SAÚDE!

 

Ivanilda Salomão

Enfermeira do Trabalho – Especialização em Educação Permanente em saúde

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Polícia Federal restabelece sistema online para agendamento de emissão do passaporte

O site de agendamento de emissão de passaporte pela internet retomou o serviço normalmente,...

MPF investiga suposta omissão da PF em ação que matou 26 em Varginha

Polícia Federal indiciou 39 policiais do Bope e da PRF por supostos crimes de...

Casos TikTok e Musk põem holofote em debate político sobre redes e soberania digital

Foto: Tânia Rego/Arquivo/Agência Brasil Casos TikTok e Musk põem holofote em debate político...

Exclusivo: Rodrigão e Adriana Sant’Anna são condenados na Justiça

Quem aí não se recorda do caso babadeiro envolvendo uma briga do ex-BBB Rodrigão,...

Mais para você