InícioCartão de crédito é a principal dívida das famílias brasileiras; aplicativos podem...

Cartão de crédito é a principal dívida das famílias brasileiras; aplicativos podem auxiliar no controle das finanças

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada em março deste ano, apontou que o cartão de crédito é o principal tipo de dívida das famílias brasileiras, independentemente da renda. O estudo indicou que aproximadamente 78% das famílias com renda domiciliar de até dez salários mínimos devem no cartão. Em seguida, estão os carnês (13,9%) e o financiamento de carros (10,6%).

Para quem está buscando alternativas para controlar as finanças, o coordenador de Pós-graduação da Área de Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter, Alexandre de Andrade, recomenda prudência ao comprometer a renda com compras a longo prazo. Para não se perder com os compromissos financeiros, o ideal é utilizar ferramentas inteligentes para acompanhar os gastos. “Prever determinados compromissos, como impostos, aumentos de taxas, financiamentos e imprevistos, auxilia na melhor tomada de decisão. Nesta tarefa a tecnologia é uma grande aliada, principalmente quando a ferramenta está acessível no celular”, avalia.

O especialista listou três aplicativos gratuitos e práticos: o GuiaBolso é um dos aplicativos mais baixados dessa categoria, exige paciência para inserir os dados necessários, mas depois de pronto a atualização é automática; o Finance é voltado para aqueles que gostam de separar as transações diárias por centro de custo e chegar em resultados através de análises; e o Gastos Diários é recomendado para quem prefere gerenciar o dinheiro como um profissional, com gráficos e relatórios. As ferramentas estão disponíveis para download em Android e iOS.

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo UNINTER é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).  Sediado em Curitiba – PR, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 200 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com mais de 700 polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém quatro campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Insegurança alimentar atinge 27,6% dos domicílios brasileiros e 64 milhões de pessoas

Segundo o módulo Segurança Alimentar da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua,...

Saúde feminina: a conexão essencial entre o cuidado físico e mental

A influência do cuidado integral na saúde da mulher revela dados importantes para prevenir...

Jornalistas são barrados de fórum em Londres com ministros do STF

Jornalistas foram impedidos de permanecer no andar do hotel de luxo em que os...

Mais para você