InícioCasos de conjuntivite aumentam no inverno

Casos de conjuntivite aumentam no inverno

O frio é um fator facilitador de infecções. As partículas de poluição, assim como os vírus e bactérias, mantém-se suspensos no ar durante um tempo maior, facilitando o contato dos indivíduos com essas substâncias e favorecendo a transmissão de doenças ou o desencadeamento de alergias.

A mão é o maior condutor de infecções. Por isso, além de evitar o contato com os olhos, a maior recomendação é desenvolver o hábito de higieniza-las constantemente.

As conjuntivites – virais, bacterianas ou alérgicas – possuem sintomas similares. Por isso, a diferenciação de cada caso para a realização de um tratamento mais adequado precisa ser feita por um médico especialista. Olhos vermelhos, com secreção amarelada, ardência, sensação de areia no olho e coceira são alguns dos sintomas que podem ocorrer.

O problema também pode afetar pessoas que usam lentes de contato, trabalham muito tempo à frente do computador ou em ambientes com ar-condicionado e quem faz uso de alguns medicamentos específicos. Por isso, sempre que o paciente notar irritação permanente nos olhos uma visita ao oftalmologista deve ser primeira providência. A auto-medicação pode prejudicar um diagnóstico e levar a quadros mais graves. Medicações utilizadas de maneira incorreta podem causar, por exemplo, ceratite tóxica, uma inflamação na córnea.

O inverno também deixa as pessoas mais suscetíveis à secura ocular, uma vez que os fatores ambientais facilitam a evaporação da lágrima, prejudicando a lubrificação dos olhos.

Para falar sobre os problemas oculares mais comuns no inverno, especialistas do HOBrasil estão à disposição.

O grupo HOBrasil é formado pela associação do Instituto de Olhos Freitas, DayHorc, Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Clínica Villas, Hospital de Olhos Santa Luzia e pelo Fundo de Investimentos Pátria, configurando-se como o maior grupo oftalmológico da América Latina.

Este conteúdo tem vinculação patrocinada pela Farmácia  ANA ROSA

Por | HOBrasil

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Preso, ex-vice-presidente do Equador pede ajuda ao Brasil

Jorge Glas foi detido em 5 de abril, quando policiais equatorianos invadiram a embaixada...

Michelle e filhos de Bolsonaro vão reforçar palanque de ato no dia 21 no Rio

Foto: Reprodução/YouTube Jair Bolsonaro (PL) e os filhos Flávio, Eduardo e Carlos em...

TSE fará eleições para substituir Moraes na presidência em 7 de maio

Hugo Barreto/Metrópoles 1 de 1 imagem colorida da sede do TSE Moraes ...

Governo Lula faz demarcação de duas terras indígenas e recua em relação a outras 4 previstas

A ministra Sonia Guajajara (Povos Indígenas) 18 de abril de 2024 | 20:15 ...

Mais para você