InícioCentro de Excelência em Fruticultura do Sistema CNA/SENAR é inaugurado na Bahia

Centro de Excelência em Fruticultura do Sistema CNA/SENAR é inaugurado na Bahia

“O grande alicerce da fruticultura é a constante busca por novos conhecimentos”. Assim, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sistema FAEB, João Martins da Silva Junior, definiu a importância do Centro de Excelência em Fruticultura, inaugurado hoje, 23, em Juazeiro, na região do Vale do São Francisco, para a fruticultura do Brasil, que vai capacitar milhares de pessoas de todo o país, oferecendo formação profissional gratuita para impulsionar a fruticultura nacional.

João Martins acrescentou ainda que a agricultura no Brasil, além de sustentável, é extremamente competitiva e os profissionais precisam estar sempre atualizados. “Esse centro vai ajudar, justamente, a buscar essa eficiência para a fruticultura de todo o Brasil – do Rio Grande do Sul até Roraima. Aqui, formaremos mão de obra qualificada, atualizada e pronta para atuar em qualquer região Brasil”, declarou Martins.

O diretor geral do SENAR BRASIL, Daniel Carrara, destacou que a formação de novos técnicos de campo vai garantir suporte de qualidade para auxiliar os produtores rurais em suas propriedades. “Assistência Técnica é uma página muito importante do SENAR, por isso mais do que você formar gente, é preciso ir para dentro da propriedade rural e ensinar ao produtor rural o que existe de melhor em tecnologia, mas que esteja de acordo com a realidade do seu negócio, gerando renda e bons resultados financeiros. Porém, o maior problema da Assistência Técnica no Brasil é a falta de mão de obra técnica para ensinar a esses produtores. Isso já começou a mudar. E, certamente, daqui de dentro vão sair muitos jovens que vão ajudar o SENAR a continuar fazendo isso”.

O Centro está localizado em Juazeiro, na Bahia, divisa com Petrolina, Pernambuco, região do Vale do São Francisco. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Pernambuco, Pio Guerra Junior, pontuou o potencial do Vale. “Os pernambucanos e os baianos têm muito orgulho da fruticultura irrigada que se pratica nessa região. É um cultivo moderno, atual e competitivo, e para continuar sendo assim, é preciso ter cada vez mais tecnologia. Essa tecnologia só pode ser ampliada, diversificada e especializada se tiver gente competente para operar essas novas formas de trabalho. E esse centro se propõe a fazer justamente isso, oferecer cada vez mais conhecimento aos trabalhadores e produtores da fruticultura brasileira”.

Homenagem

Durante a inauguração do Centro de Excelência, João Martins da Silva Junior, foi surpreendido com uma grande homenagem da Câmara de Vereadores de Juazeiro. Ele recebeu o título de cidadão da cidade. Foi a forma que os vereadores do município encontraram para agradecer ao presidente da CNA pela implantação do novo equipamento, que vai mudar a realidade da região e de todo o país. “É um sonho de todos nós juazeirenses e petrolinenses. A Câmara de Vereadores de Juazeiro, por reconhecimento resolveu oferecer o título de cidadão juazeirense a João Martins por reconhecer que a nossa querida Juazeiro agora, mais do que nunca, está cravada como a cidade da fruticultura e do agronegócio”, declarou o presidente da Câmara da Cidade, Alex Tanuri.

O vice-governador da Bahia, João Leão, presente na inauguração, também fez uma homenagem ao presidente da CNA e do Sistema FAEB. “Joao Martins é um ícone da Bahia. É um realizador! Um conquistador! E nós, baianos, nos orgulhamos de ter à frente da CNA uma pessoa do seu quilate. Ficamos muito felizes em saber que a Bahia tem o seu espaço, graças a uma figura maravilhosa como o senhor. Parabéns a CNA e a todos os presidentes que aqui estão. Vocês acertaram em cheio, em por unanimidade escolher João Martins para um novo mandato”, disse, referindo-se à eleição de João Martins na CNA, escolhido por unanimidade para assumir a presidência da Confederação por quatro anos.

Também participaram da inauguração os presidentes do Sindicatos dos Produtores Rurais de Pernambuco e Bahia; o secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Félix; o deputado estadual por Pernambuco, Odacy Amorim; o deputado federal Guilherme Coelho; o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; o presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos; os deputados estaduais pela Bahia Roberto Carlos e Eduardo Salles; os presidentes das Federações da Agricultura da Paraíba, Mário Borba; do Ceará, Flávio Saboya; de Sergipe, Ivan Sobral; do Espírito Santo, Júlio Rocha.

Também estiveram presentes os superintendentes do Senar Sergipe, Distrito Federal, Amazonas, Paraíba e Pará; representantes do Senar Mato Grosso e Rio Grande do Sul; o diretor superintendente do SEBRAE BAHIA, Jorge Koury; o presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri; a vice-prefeita de Juazeiro Dulce Ribeiro; o vice-presidente da FAEB, Humberto Miranda; o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da FAEB, Guilherme Moura; o vice-presidente administrativo da FAEB, Edson Diogo Moniz; o assessor jurídico da FAEB, Carlos Bahia; a superintendente do SENAR BAHIA, Carine Magalhães.

O Centro

O Centro conta com mais de 2.500 m² distribuídos em oito pavilhões, divididos em salas de aula, laboratórios práticos, salas de informática, auditórios, pavilhão multiuso e outros espaços. Todos modernos e climatizados. As salas são modulares e flexíveis. A responsabilidade social também foi pensada para todo o projeto, com acessibilidade garantida: piso tátil e banheiros adaptados em todo o Centro. Agora, chegou o momento de inaugurar a obra que vai capacitar milhares de pessoas de todo o país, oferecendo formação profissional gratuita para impulsionar a fruticultura nacional.

O Centro de Excelência em Fruticultura é o primeiro de uma rede integrada de ensino, que vai disseminar conhecimento, inovação, e incentivar a pesquisa e o empreendedorismo. Outros Centros serão construídos em diferentes regiões do país, vocacionadas para as diversas cadeias produtivas da agropecuária e para a gestão e empreendedorismo.

Na Bahia, o Centro vai operar em até três turnos oferecendo cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnico de nível médio e Superior de Tecnologia, presenciais e a distância. Os alunos vão poder contar com instalações modernas, com mais de 20 espaços, compostas por salas de aula modulares e flexíveis, dotadas de central multimídia e recursos tecnológicos; área de convivência e alimentação; laboratórios didáticos de pesquisas e de informática; biblioteca; pavilhão de aula práticas; estacionamento; entre outros espaços.

Formação Técnica em Fruticultura

Jovens e adultos do campo, de todos os estados, que queiram investir numa carreira no setor Agro, vão poder estudar, de forma completamente gratuita, em Juazeiro. Um dos cursos oferecidos será o Técnico em Fruticultura, que irá formar profissionais para planejar, executar e controlar os processos deste segmento, de acordo com as boas práticas agrícolas, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.
O Curso Técnico em Fruticultura, com 1.350 horas, é presencial e gratuito. O currículo modular permite que o estudante identifique sua trajetória formativa.

Jovens e adultos podem optar pela realização do curso completo, e obter ao final a habilitação técnica, ou participar das qualificações que permitem as saídas intermediárias, com possibilidade de retorno imediato ao mercado de trabalho.
O mercado de trabalho do Técnico em Fruticultura é amplo. Ele poderá atuar em propriedades rurais, empresas de consultoria na produção de frutas, agroindústrias, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, comércio de equipamentos e produtos agrícolas, cooperativas, associações rurais, entre outros.

Outras ofertas

O Centro também vai oferecer em torno de 40 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para qualificar jovens e adultos para atuarem no setor produtivo. E ainda cursos de Aprendizagem, que serão desenvolvidos pelo SENAR em parceria com empresas ligadas ao setor de fruticultura, para atender diretamente a necessidade de mão de obra qualificada.

Vale do São Francisco

O Vale do São Francisco foi escolhido para abrigar o Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAR vocacionado para Fruticultura, o primeiro implementado pelo Sistema CNA/SENAR no Brasil, por ser o maior polo de fruticultura nacional, responsável por gerar 240 mil empregos diretos no campo, e por produzir 98% da uva e 90% da manga exportada pelo país. O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas, atrás apenas da Índia e da China. Apenas em 2016, a produção nacional foi de 43 milhões de toneladas. O setor emprega 16% da mão de obra do agronegócio brasileiro. O objetivo do Centro é produzir conhecimento para potencializar ainda mais a produção brasileira de frutas, que já é referência no mercado internacional.

Fonte: Ascom Sistema FAEB

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saúde feminina: a conexão essencial entre o cuidado físico e mental

A influência do cuidado integral na saúde da mulher revela dados importantes para prevenir...

Jornalistas são barrados de fórum em Londres com ministros do STF

Jornalistas foram impedidos de permanecer no andar do hotel de luxo em que os...

Projeto que libera estados legislarem sobre armas avança na Câmara

Foto: Pedro França/Agência Senado Fachada do Palácio do Congresso Nacional 24 de abril de...

Ana Maria chora ao conversar com tutor de cachorro morto em voo da Gol

Ana Maria Braga entrevistou o engenheiro João Fantazzini Júnior, tutor do cãozinho Joca, de...

Mais para você