InícioSalvador: Iniciada a 1ª Conferência Macrorregional de Desenvolvimento Regional do Nordeste

Salvador: Iniciada a 1ª Conferência Macrorregional de Desenvolvimento Regional do Nordeste

Começou hoje (06), no Gran Hotel Stella Maris, a 1ª Conferência Macrorregional de Desenvolvimento Regional do Nordeste, promovida pelo Ministério da Integração Nacional, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e Secretaria de Planejamento (Seplan).

O evento vai reunir, até quinta-feira (8), os delegados eleitos nas etapas estaduais e distrital de todos os nove estados do Nordeste e convidados representantes da sociedade organizada para debater a nova política nacional de desenvolvimento regional com características da diversidade do nordeste brasileiro. Como resultado da conferência serão divulgados cinco princípios e 20 diretrizes, além de uma Carta da Macrorregião, elaborada por seus participantes.

A cerimônia de abertura da 1ª Conferência Macrorregional de Desenvolvimento Regional do Nordeste reuniu o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro Garcia, o secretário de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado da Bahia, Wilson Alves de Brito Filho, representando o governador da Bahia Jaques Wagner, e ainda como convidado especial, o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), José Vivaldo Mendonça.

Para o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro Garcia, esta Conferência Nacional tem um caráter diferenciado em relação às demais conferências realizadas pelo Governo Federal, pois conta com uma etapa macrorregional, algo inédito nesse tipo de processo.

O secretário da Sedir Wilson Brito também se mostrou satisfeito com o evento. “Aqui na Bahia realizamos a Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional e Territorial do Estado da Bahia, no mês de setembro passado, e contamos com a presença de mais de 600 pessoas. Foi um momento de elevado debate sobre a política territorial no estado da Bahia. Hoje temos o prazer de sermos os anfitriões e apoiar o Ministério da Integração Nacional nesta conferência em prol de uma região Nordeste dinâmica, equilibrada, inclusiva e integrada ao nosso Brasil”, disse.

Para o chefe de Gabinete da Seplan, Clovis Caribé, a reunião serviu para discutir, através de diferentes pontos de vista, uma política de desenvolvimento regional em um país extremamente desigual. Caribé destacou ainda a presença na plateia da economista e socióloga Tânia Bacelar, uma das maiores referências intelectuais do país nas questões relacionadas às políticas para o Nordeste.

Também participaram do evento o chefe de Gabinete da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia, Clovis Caribé, o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento e Secretário de Planejamento e Gestão do Estado da Paraíba, Gustavo Nogueira, o superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz Bastos de Matos, o diretor geral do DNOCS, Emerson Fernandes Daniel Junior, dentre outros representantes de todo o Nordeste.

Por / Karoline Meira

CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Justiça torna Renan Bolsonaro réu por fraude em empréstimo bancário

Filho do ex-presidente é acusado pelo Ministério Público por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica...

Marielle: MP é acionado sobre suspensão de Braga Netto do Exército

A deputada Luciene Cavalcante, do PSol de São Paulo, pediu nesta quinta-feira (28/3) que...

Varginha Esporte clube, projeto inovador e de sucesso

O Varginha Esporte Clube iniciou a temporada 2024 com grandes novidades, sendo os novos...

Mais para você