“Coopere com a Vida”: Cooperativismo baiano levanta a bandeira da doação de órgãos

Uma grande rede de cooperação reunirá mais de 3.500 voluntários cooperativistas, em 65 cidades da Bahia, para esclarecer e mobilizar a população sobre a importância da doação de órgãos

Neste mês de setembro, 31 cooperativas baianas atuantes em 65 municípios irão unir forças em torno de uma causa social: o incentivo à doação de órgãos. Desde 2017, a campanha estadual “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família” é coordenada pelo Sistema Cooperativista Baiano, formado pelo SESCOOP/BA (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia) e pela OCEB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia).

A campanha “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família” busca chamar atenção para uma difícil realidade: a fila de espera por órgãos na Bahia ainda é alta. São 1.633 pacientes cadastrados na lista de espera por um transplante dos seguintes órgãos: rim, fígado, coração, pulmão e córnea. A maioria aguarda pela doação de um rim, com 916 pacientes, seguido da doação de córnea, com 710 (Dados de Julho/2018 do Registro Baiano de Transplantes). Já no Brasil são mais de 30 mil pacientes cadastrados em lista de espera para um transplante dos seguintes órgãos: rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas e córnea, segundo informações da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

O desafio de ampliar o número de transplantes tanto na Bahia quanto no Brasil passa pela superação de umas das principais dificuldades apontadas pela ABTO: a recusa familiar à doação. Atentas a essa situação, cooperativas de diferentes regiões da Bahia se comprometeram com a campanha “Coopere com a Vida” e se programam para realizar, a partir do dia 21 de setembro, uma grande mobilização que começa nesse dia, mas se estenderá até o final do ano.

Estão previstas a realização de palestras educativas, panfletagem, caminhada em prol da campanha, mobilização por meio de redes sociais e canais de comunicação envolvendo colaboradores e integrantes das cooperativas, além de familiares e amigos, com a intenção de chamar a atenção para a necessidade do engajamento popular neste ato humanitário e de solidariedade.

Na capital baiana, o auge da campanha ocorrerá no dia 22 de setembro, sábado, com a realização da VI Caminhada Cooperativista Baiana no Dique do Tororó, a partir das 7h30, aberta à participação do público que queira prestigiar e incentivar a doação de órgãos.

Junte-se a nós e venha levantar a bandeira da doação de órgãos!

Quem pode doar?

Todos nós podemos ser doadores de órgãos. Pessoas menores de 21 anos precisam de autorização dos responsáveis. O mais importante é comunicar a família.

Serviço:
Campanha Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família

Mobilização estadual: 21 de setembro 2018, em 65 cidades baianas. O Sicoob Costa do Descobrimento participam.

Por | SistemaOcb

Deixe seu comentário. Interaja Você Também!