Início“Coopere com a Vida”: Cooperativismo baiano levanta a bandeira da doação de...

“Coopere com a Vida”: Cooperativismo baiano levanta a bandeira da doação de órgãos

Uma grande rede de cooperação reunirá mais de 3.500 voluntários cooperativistas, em 65 cidades da Bahia, para esclarecer e mobilizar a população sobre a importância da doação de órgãos

Neste mês de setembro, 31 cooperativas baianas atuantes em 65 municípios irão unir forças em torno de uma causa social: o incentivo à doação de órgãos. Desde 2017, a campanha estadual “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família” é coordenada pelo Sistema Cooperativista Baiano, formado pelo SESCOOP/BA (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia) e pela OCEB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia).

A campanha “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família” busca chamar atenção para uma difícil realidade: a fila de espera por órgãos na Bahia ainda é alta. São 1.633 pacientes cadastrados na lista de espera por um transplante dos seguintes órgãos: rim, fígado, coração, pulmão e córnea. A maioria aguarda pela doação de um rim, com 916 pacientes, seguido da doação de córnea, com 710 (Dados de Julho/2018 do Registro Baiano de Transplantes). Já no Brasil são mais de 30 mil pacientes cadastrados em lista de espera para um transplante dos seguintes órgãos: rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas e córnea, segundo informações da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

O desafio de ampliar o número de transplantes tanto na Bahia quanto no Brasil passa pela superação de umas das principais dificuldades apontadas pela ABTO: a recusa familiar à doação. Atentas a essa situação, cooperativas de diferentes regiões da Bahia se comprometeram com a campanha “Coopere com a Vida” e se programam para realizar, a partir do dia 21 de setembro, uma grande mobilização que começa nesse dia, mas se estenderá até o final do ano.

Estão previstas a realização de palestras educativas, panfletagem, caminhada em prol da campanha, mobilização por meio de redes sociais e canais de comunicação envolvendo colaboradores e integrantes das cooperativas, além de familiares e amigos, com a intenção de chamar a atenção para a necessidade do engajamento popular neste ato humanitário e de solidariedade.

Na capital baiana, o auge da campanha ocorrerá no dia 22 de setembro, sábado, com a realização da VI Caminhada Cooperativista Baiana no Dique do Tororó, a partir das 7h30, aberta à participação do público que queira prestigiar e incentivar a doação de órgãos.

Junte-se a nós e venha levantar a bandeira da doação de órgãos!

Quem pode doar?

Todos nós podemos ser doadores de órgãos. Pessoas menores de 21 anos precisam de autorização dos responsáveis. O mais importante é comunicar a família.

Serviço:
Campanha Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família

Mobilização estadual: 21 de setembro 2018, em 65 cidades baianas. O Sicoob Costa do Descobrimento participam.

Por | SistemaOcb

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

BBB 24: enquete aponta eliminação de sister após vacilo no Sincerão

O Sincerão da última segunda-feira (18/3) foi, mais uma vez, polêmico. A dinâmica no BBB...

Glicose desregulada afeta desempenho cognitivo de pessoas com diabetes

A diabetes tem impacto em diferentes partes do corpo humano, incluindo coração, artérias, olhos,...

TCU investiga isenção fiscal que Fufuca deu para CBF

Confederação pediu para não pagar impostos sobre importação de uniformes de juízes e recebeu...

BBB 24: Giovanna fala sobre possibilidade de reatar com MC Bin Laden

Giovanna teve uma conversa séria com MC Bin Laden no BBB 24. Eles viveram...

Mais para você