InícioCorpo de Bombeiros e Defesa Civil realizam Campanha de prevenção a Afogamentos

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil realizam Campanha de prevenção a Afogamentos

Com o tema “São estas cenas que queremos evitar”, foi lançada a campanha de prevenção contra afogamentos na região. A campanha tem como objetivo reduzir o número de afogamentos no município e região, e intensificar a colocação de sinalização: com a colocação de placas de advertências e de proibição, em determinados locais.

 afogamentointerno

O Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas, em parceria com a Defesa Civil do Município, com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizaram na manhã de quarta-feira, 04 de dezembro, a Campanha de Prevenção a Afogamentos.
A campanha tem como objetivo reduzir o número de afogamentos no município e região, e intensificar a colocação de sinalização com placas de advertências e de proibição em determinados locais, além de conscientização nas escolas e entidades de classe.

Com base nas ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros foram identificados os pontos onde ocorreram o maior número de afogamentos. Nestes pontos foram colocadas as placas de sinalização, chegando num total de 24 placas de sinalização.

afogamento2 interno
O banco de dados do Corpo de Bombeiros, Subgrupamento de Teixeira de Freitas, revela números alarmantes de vítimas fatais de afogamento. Só este ano os Bombeiros já efetuaram 08 resgate de corpos vítimas de afogamentos. No ano de 2012 foram registrados 14 casos fatais, e um total de 68 desde a criação do Corpo de Bombeiros em Teixeira de Freitas, setembro de 2006. “A tristeza maior, é que estamos perdendo nossas crianças e adolescentes, somam 80% das vítimas”, afirma o comandante dos Bombeiros Sub Ten Oliveira.

LOCAIS MAIS PERIGOSOS:
Com o início do verão, este tipo de ocorrência aumenta, devido às pessoas buscarem mais os rios, praias e piscinas. Em nossa região, são nos rios onde são registradas o maior número de afogamentos. Sendo o rio Itanhém, que desemboca em Alcobaça, no qual, durante todo o seu percurso, faz muitas vítimas, sendo a parte que passa pelo município de Teixeira de Freitas, responsável pelo maior número de vítimas. O outro é o rio Jucuruçu, principalmente na parte que banha a cidade de Itamaraju, onde existe uma população ribeirinha formada por canoeiros, com muitas crianças expostas ao perigo, aumentando ainda mais os riscos.

bombeiro3interno

OS BOMBEIROS ALERTAM AINDA SOBRE AS ARMADILHAS QUE O RIO ITANHÉM – ALCOBAÇA OFERECE:
Possuir muitas pedras escorregadias, o volume de água é ser bastante significativo, mesmo no período de estiagem; muita correnteza, a água é escura, além de ter muitos poços profundos por todo leito do rio.

DICAS DE SEGURANÇA PARA OS BANHISTAS:

Obedeçam à sinalização; nadem distâncias curtas e sempre na companhia de outro nadador para evitar desgaste físico e câimbras; Não façam brincadeiras perigosas dentro da água; antes de entrar na água procurem saber a profundidade; se tem correntezas e pedras; não entre na água se estiver consumindo bebida alcoólica e, o mais importante, não tente socorrer uma vítima se não dominar plenamente as técnicas de resgate.

afogamento4interno

Uma vez que em nossos registros, nas ocorrências com dois ou três óbitos, só ocorreram devido às tentativas de socorro frustradas. NÃO SE TORNE MAIS UMA VÍTIMA, por mais difícil que seja conter o ímpeto de socorrer, de ajudar.
“Esperamos com essas medidas preventivas estarmos diminuindo drasticamente o número de vítimas de afogamento em nossa região”, conclui o comandante dos Bombeiros Sub Ten Oliveira.

Por \ ASCOM

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Beatriz em A Fazenda? Carelli diz que ex-BBB é a cara do reality rural

Rodrigo Carelli, diretor de TV responsável por A Fazenda, falou sobre a possibilidade de...

Em meio a crise com Congresso, Lula quer reunião com Lira e Pacheco

Hugo Barreto/Metrópoles 1 de 1 Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL),...

Mais para você