InícioCrea realiza FPI em mais de 90 municípios do interior

Crea realiza FPI em mais de 90 municípios do interior

As equipes de fiscalização do Crea-BA realizam atividades durante todo o mês de junho com enfoque nos festejos juninos. As ações fiscalizadoras acontecem em mais de 90 municípios, onde são realizadas as tradicionais festas da Bahia, verificam estruturas de equipamentos e os respectivos responsáveis técnicos habilitados pelo sistema Confea/Crea.

A Fiscalização Preventiva Integrada – FPI é feita em parceria com órgãos fiscalizadores e conta com o apoio do Ministério Público do Estado da Bahia, e visa garantir a segurança da população que aproveitará os festejos juninos, além de preservar o patrimônio, minimizando risco de acidentes. As prefeituras dos municípios devem apresentar as Inspetorias a relação dos prestadores de serviços e corrigir possíveis pendências identificadas, designando gestores para acompanhar as ações fiscalizadoras realizadas pelo Conselho.

Estão sendo verificadas estruturas como arquibancadas, camarotes, palcos, praticáveis, instalação de iluminação, instalação e manutenção dos sanitários químicos e da decoração do São João, exigindo-se a apresentação da devida ART, além da regularização com registros e vistos de profissionais e empresas no Crea-BA.

Comemorações em SAJ

A Inspetoria de Santo Antônio de Jesus, município que sedia uma das maiores festas juninas do estado, iniciou no dia 05 de junho a programação das fiscalizações na festa religiosa do padroeiro da cidade, ao solicitar da paróquia as certidões de responsabilidade técnica, referentes a montagem das estruturas como tendas, toldos, palcos além de equipamentos elétricos de sonorização, iluminação cênica, gerador e atendimento de estruturas metálicas.

A segunda etapa da FPI será realizada nos dias 19 e 20/06 na festa pública promovida pela prefeitura e governo estadual, onde são esperadas milhares de pessoas. De acordo com o fiscal Marcos Rogério, por se tratar de uma festa que atrai um número maior de pessoas é necessário um cuidado extra na fiscalização, especialmente para observar empresas e profissionais habilitados que estão atuando no evento.

Redução nos festejos

Por conta da greve dos caminheiros e crise financeira, diversos municípios baianos optaram por não realizar as tradicionais festas, como por exemplo Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, que fazem o São João Elétrico e Tonhão, mantendo apenas as comemorações menores nos bairros das cidades.

Paloma Silva

Ascom Crea-BA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Rosa Weber aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul

Indicada pelo presidente Lula, nomeação da ex-ministra do Supremo precisa ser aprovada pelo conselho...

Nus na universidade: comissão da Câmara pauta pedido de investigação

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados decidirá, nesta terça-feira (19/3), se enviará...

Lula no exterior trouxe investimentos ao país, diz Planalto

Nota da Secretaria de Comunicação da Presidência cita bilhões de dólares já anunciados, mas...

O anfitrião da reunião em que a PF diz que carta golpista foi feita

O aposentado Márcio Resende, anfitrião de uma reunião supostamente golpista entre militares em um...

Mais para você