Cuidados com a pele no verão

Verão, sol, praia e calor, uma combinação perfeita e é nesta época do ano, que todos desejam exibir um corpo perfeito e bronzeado. A pele queimada é considerada por muitas pessoas como símbolo de uma aparência saudável.
No entanto, é preciso compreender que o verão é um período que exige atenção e cuidados redobrados com a pele.

A ação dos raios solares sobre o corpo desprotegido tem conseqüências sérias. O câncer pode parecer uma ameaça distante, mas as queimaduras são riscos iminentes que podem estragar as férias na praia. “Com as crianças, que têm pele bem mais sensível, o cuidado deve ser ainda maior”..

A nossa pele é uma verdadeira barreira natural que bloqueia a entrada de agentes danosos ao nosso organismo; um termômetro perfeito que controla nossa temperatura, eliminando suor quando a temperatura está muito alta ou apresentando tremores quando está muito baixa. E ao contrário do que se pensa, os cuidados com a pele no verão precisam ser diários, mesmo quando não estamos na praia ou piscina.

A exposição no sol pode causar o envelhecimento precoce e o aparecimento do melanoma (câncer de pele). Os raios ultravioletas B (que é o principal causador do melanoma), durante o verão, apresentam uma intensidade maior e por isso o motivo de cuidarmos melhor da pele.
Outros sintomas causados pela exposição solar excessiva são aquelas marquinhas de expressão, rugas e o famoso melasma (manchas escuras na pele).

Saiba como proteger sua pele e não correr riscos:

• A exposição solar deve ser evitada entre 10 horas às 16 horas;

• O Protetor solar não deve ser esquecido. Lembre-se: o rosto requer um FPS maior que o escolhido para o corpo;

• As orelhas, pés e mãos fazem parte do nosso corpo. Por isso, não se esqueça de passar nestes lugares;

• A reposição do filtro solar deve ser feita a cada 2 horas ou a cada mergulho dado. A transpiração e a água fazem com que diminua a eficiência do protetor;

• Use óculos (com lentes apropriadas), bonés que ajudem a proteger olhos, lábios e rosto;

• Crianças menores que 06 meses devem evitar a exposição ao sol;

• Importante: uma alimentação rica em betacaroteno, pois vai te garantir um bronzeado prolongado e uma pele mais saudável. Consuma mais cenoura, mamão, abóbora, espinafre, manga, beterraba e brócolis.

Seguindo essas dicas, depois é só curtir o verão!

Ivanilda Salomão 

 Enfermeira do CAPS I de Itamaraju