InícioDesembargadora critica medidas do TJ-BA e sai em defesa dos servidores

Desembargadora critica medidas do TJ-BA e sai em defesa dos servidores

Durante o seu pronunciamento na sessão do Tribunal Pleno nesta sexta-feira (9), a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Rosita Falcão, fez duras críticas à presidência do TJBA. Ela se posicionou contrária às últimas medidas adotadas pela gestão do Tribunal, as quais classifica como “um rolo compressor nos direitos adquiridos dos servidores, que causa pânico à categoria”.

“Que a situação financeira do Tribunal de Justiça está difícil já é de conhecimento de todos e isso não é de agora, mas isso não autoriza quem quer que seja, assessor ou presidente, a nos pressionar através de reiteradas notícias na mídia e a adotarmos posição precipitada de forma irresponsável. Os problemas financeiros do Judiciário, devem ser discutidos aqui, não em jornais. Isso é um problema de postura e compostura”, criticou Rosita Falcão.

A desembargadora questionou ainda a eficácia das medidas de economia do TJ, definidas por ela como “economia de palito”, uma vez que o Tribunal poupa com cortes de materiais e peças de reposição, e, em contrapartida, onera a folha de pagamento da Casa, com o aumento de 50% no valor das diárias de desembargadores, juízes e servidores. Outra medida questionada foi a criação de mais duas Câmaras no interior do Estado, que de acordo com ela, terão um alto custo e pouca produtividade.

“Cada Câmara terá oito desembargadores para julgar um número reduzido de processos, com uma despesa imensa com estrutura, além das diárias e passagens que cada desembargador terá para se deslocar para essa capital semanalmente em dias de Pleno, de sessões cíveis ou criminais”, disse, informando que o custo de um julgamento de cada processo na Câmara do Oeste chega a quase 9 mil reais.

“São gastos astronômicos, com diária, passagens, alimentação para comitiva e gasolina para sete ou oito carros oficiais” informou, comparando as cifras gastas com as viagens de chefe de Estado.  

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Supremas Cortes não podem vencer o extremismo sozinhas, diz Barroso

Presidente do STF diz que país vive momento de “estabilização democrática” durante evento em...

Lula diz que ‘Gol tem que prestar contas’ sobre morte de cão em voo

Foto: Ricardo Stuckert/ PR O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 24 de...

Fun88 app: como apostar utilizando seu Android ou iOS

O Fun88 app é algo que desperta o interesse de muitos apostadores que estão...

Mais para você