Detran entra na campanha contra o Aedes aegypti

Carros abandonados nas ruas das cidades acabam virando sucata e permitindo o acúmulo de água parada, ambiente propício para a reprodução do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya. A eliminação de focos do mosquito ganhou um forte aliado: O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).

sucataO órgão desenvolve a operação “Cidade Limpa”, que recolhe veículos e carcaças abandonados em vias públicas, em Salvador e região metropolitana. A ação tem como objetivo principal desobstruir as ruas para a circulação de veículos e pedestres. Mas funciona também no combate à criminalidade, já que os locais de descarte podem servir de refúgio para bandidos e usuários de drogas, e ainda contribui para a extinção de focos do Aedes aegypti.

Segundo o coordenador da “Cidade Limpa”, major Luide Souza, tudo que é recolhido pelo Detran é encaminhado ao pátio do órgão, em Mussurunga, onde acontece o controle sanitário. “Parte dos veículos retirados das vias vai para leilão. Os que ficam no pátio são acompanhados pelos agentes de endemias, que visitam regularmente o local. Com essa emergência nacional contra o Aedes, reforçamos o controle”, declarou.

O Detran promove uma campanha no site do órgão (www.detran.ba.gov.br) e nas redes sociais, estimulando a população a denunciar os locais que servem como “cemitérios de carros” pelos telefones (71) 3116-2254/ 3116-2430.

Assessoria de Comunicação Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *