ITAMARAJU | Dia 24 de março é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose; Conheça as ações

Dia 24 de março é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Programa de Tuberculose, Equipes da Saúde da Família e Secretaria Municipal de Saúde.

As Unidades de Saúde da Família, com apoio do Vigilância Epidemiológica (setor TB/Hansen) e Secretaria Municipal de Saúde realizam, anualmente, a Campanha de busca ativa de Sintomáticos Respiratórios de Tuberculose.

Este ano, no período de 13 a 17/03 as equipes estão trabalhando com palestras educativas e de 20 a 25/03 serão coletados materiais de escarro nas unidades.

É considerado sintomático respiratório todo indivíduo que apresenta tosse ‘por mais de 3 semanas. A campanha tem o objetivo de implementar a descoberta de casos de tuberculose, com um exame simples, chamado Baciloscopia (coleta de escarro), através do qual o agente causador da tuberculose pode ser identificado.

Também é objetivo da campanha sensibilizar a população para o problema da Tuberculose, alertando que todo indivíduo que apresente tosse por mais de 3 semanas deve procurar uma unidade de saúde para que possamos investigar.

Lembrando que a tuberculose é uma doença infectocontagiosa que atinge principalmente os pulmões. Mas a doença também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos meninges ou outros locais do organismo.

A transmissão se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose pulmonar ao tossir, espirrar ou falar em voz alta. Quando estas gotículas são inaladas por pessoa sadias, provocam a infecção tuberculosa e o risco de desenvolver a doença. É assim que acontece o contágio.

Tuberculose tem cura!!!

Tratamento dura seis meses.

Para prevenir a doença, é muito importante identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para trata-los o quanto antes, reduzindo a cadeia de transmissão.

Fonte | Enf. Marleide Monteiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *