Chame Táxi Uirislan

Empresários participam do 1⁰ Workshop da Proden em Eunápolis

Evento abordou temas atuais que beneficiam o desenvolvimento empresarial no Sul da Bahia

Realizado na noite de quarta-feira, 20 de março, na sede da Associação Pró Desenvolvimentista do Extremo Sul (PRODEN), o 1⁰ Workshop Associativismo Desenvolvimento Empresarial buscou proporcionar aprendizado e direcionamento estratégico na tomada de decisões nos negócios, reforçando a importância do associativismo para o fortalecimento da economia da região.

Com uma abordagem intimista sobre as diversas ramificações das possíveis reformas nas ações e posturas empresariais, o advogado e especialista em direito ambiental e direito corporativo, Leandro Mosello, apontou em sua palestra, diversos seguimentos de reformas no âmbito empresarial como a trabalhista, normativas, conceituais e administrativas. Além disso, o palestrante incentivou os participantes a se engajarem nas reformas necessárias aos seus empreendimentos como combustível para o crescimento do negócio, deixando de lado a chamada “zona de conforto”. “Enquanto empreendedores, precisamos entender a reforma como algo útil para o desenvolvimento. É fundamental que o empresário implemente reformas no seu negócio”, destacou Mosello.

Além do conhecimento e avaliação das condições do seu negócio, o empresário também precisa compreender aspectos relacionados aos custos e formação de preço em serviços. Este foi o tema abordado pelo doutor em controladoria e contabilidade, Robson Braga. “Em um mercado competitivo, gerar valor é fundamental na empresa, e para isso o empreendedor precisa entender a estrutura comercial do seu negócio como a precificação de produtos e serviços, custos fixos e variáveis e, principalmente, sobre as despesas do próprio empresário”, salientou Robson.

Para o coordenador de operações da empresa Sollum Florestal, Humberto Jorge Sarmentoo evento oportunizou aprendizado e ampliação das noções de gestão. “Os temas abordados foram perfeitamente adequados aos conhecimentos e às ações que precisamos colocar em prática no nosso negócio”, afirmou Sarmento.

A presidente da Proden, Victoria Rizo, destacou que o primeiro workshop foi de grande importância para o empresário conseguir entender qual a postura que ele deve adotar para os novos negócios dentro do momento que a sociedade está vivendo. “É muito mais proveitoso para a empresa quando o empreendedor conhece o cenário legal na atualidade, e junto a isso, compreende as práticas de precificação e valor dentro do seu negócio”, enfatizou, Rizo.

PRÓXIMAS AÇÕES – A diretoria da Proden está em uma força tarefa de visitação às empresas que ainda não são associadas, apresentando diversas modalidades de associação, demonstrando que ser um associado proporciona muitos benefícios ao empresário. “Já temos também diversos convênios e parcerias em constante desenvolvimento. Por isso, o empresário pode e deve contar com a Proden em apoio ao crescimento da nossa região”, finalizou Victoria Rizo.

Deixe seu comentário. Interaja Você Também!