InícioEnem: Itens necessário para fazer a prova

Enem: Itens necessário para fazer a prova

Hoje é o primeiro dia do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e quem vai fazer a prova deve ficar atento para não cometer nenhum vacilo. Com caneta preta e documento de identificação com foto, é preciso chegar até as 13 horas para não ficar do lado de fora.

O diretor do cursinho Homero Massena, Diego Matheus Rodrigues Bernardo, diz que é recomendável o participante se programar para sair cedo de casa e chegar ao local de prova às 12 horas. Dessa forma, ele também evita ficar preso no trânsito e passar por mais um estresse.

Os alunos hoje terão que fazer 90 questões das provas de Linguagens e Ciências Humanas e também a Redação. A prova começa às 13h30, mas o portão será fechado 30 minutos antes. Serão 5h30 de duração.

Na hora da prova, também vale lembrar que não pode haver nenhum tipo de comunicação entre os participantes e que qualquer aparelho eletrônico é proibido. Os candidatos estão autorizados a levar comida. Recomenda-se que sejam alimentos leves, como frutas e barras de cereais.

“É interessante que o candidato sempre esteja repondo sua alimentação para que tenha o cérebro ativo. É preciso evitar comer alimentos pesados em casa para não passar mal”, afirma.

Já dentro da sala, o coordenador do 3° ano do colégio Salesiano de Jardim Camburi, Leonardo Gama, dá dicas para fazer uma boa prova. Ele explica que o primeiro dia exige muita leitura e interpretação de texto. “Deve-se ler calmamente. No Enem existe uma resposta correta e o restante errada em relação ao que foi pedido. No entanto, as outras alternativas tem relação com o tema. É preciso tomar cuidado”, comenta.

Ele acrescenta que existem questões fáceis, médias e difíceis. O estudante na hora da prova deve responder as questões fáceis ou que domina primeiro para evitar errar esse tipo de questão. As que não sabe, deve pular e fazer somente no final. “O Enem tira ponto quando há muitos erros em questões fácies e acerto em difíceis, subentende-se que o participante ‘chutou’”, alega.

FOCO DEVE SER PROPOR SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA

Dar uma solução para o problema proposto na Redação é fundamental para conquistar uma boa nota na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa é uma das cinco competências avaliadas na correção, cada uma valendo até 200 pontos.

Segundo a professora de redação do cursinho Homero Massena Fernanda Santana o texto é avaliado de forma conjunta em quatro competências, como na gramática e no domínio do tema. Apenas a proposta de intervenção é avaliada separadamente. “A redação toda merece atenção. No entanto, essa competência precisa ser muito bem trabalhada porque há um critério inteiro que engloba só isso”, diz a professora.

O coordenador do 3° ano do colégio Salesiano de Jardim Camburi, Leonardo Gama, aconselha o aluno a ler o tema e a coletânea da Redação antes de tudo. Só depois ele decide se faz algumas questões antes ou se já desenvolve a redação. Ele acrescenta que o tema geralmente é escolhido tendo como base debates nacionais, sendo necessário argumentar sobre ele e respeitar sempre os direitos humanos.

“A própria prova pode ajudar o aluno a buscar referências, algumas questões de Ciências Humanas, por exemplo, falam sobre o tema da Redação. Em 2015, quando o tema foi ‘A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira’, havia diversas questões que abordavam isso”, explica.

Ele acrescenta que os alunos que desejam entrar na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) devem dar atenção para a Redação, mesmo que faça um curso na área de exatas.

O que levar – Documento

Documento original com foto. Pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de reservista ou passaporte

Caneta

Caneta esferográfica preta de corpo transparente

Cartão

O cartão de comprovação de inscrição, que deve ser impresso na página do Enem, não é obrigatório, mas é recomendável levar para ter acesso mais fácil a dados como o local e a sala da prova.

Alimentos

Água e alimentos leves, como barra de cereal, frutas e chocolate.

O que não levar

Documento sem foto

Documentos de identidade originais sem foto, como título de eleitor

Lápis

Não pode usar lápis e borracha

Aparelhos eletrônicos

Celulares e quaisquer aparelhos eletrônicos; relógios, etc.

Bonés

Bonés, chapéus e similares

Livros

Livros e anotações

Alimentos

Evitar alimentos barulhentos e com cheiro forte. O fiscal pode confiscar esse tipo de alimento

Hora da chegada

12h

Os locais de provas do Enem terão seus portões abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo o horário de Brasília. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões. Os professores aconselham a chegar 12 horas para evitar ficar preso em trânsito e também diminuir a ansiedade do participante.

Duração

5h30

Hoje serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com 5 horas e 30 minutos de duração.

Caderno

Prova

Somente meia hora antes do término é que o participante pode levar o caderno de prova. É aconselhável esperar para levar o caderno embora.

Entenda

Avaliação

Cinco competências

Avaliação da gramática; fazer um texto dissertativo-argumentativo;

selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos; elaborar proposta de intervenção.

Ler primeiro

Proposta

A dica é ler primeiro o tema e a coletânea da redação, mesmo se optar em responder as questões antes de desenvolver o texto. Isso ajuda a amadurecer o tema.

Por | ENEM

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

STF libera bicheiro Rogério Andrade para assistir a desfile das escolas de samba

O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou a retirada da tornozeleira eletrônica e revogou o...

CNBB cita preocupação com extremismo e pede que cristãos votem

Bispos do Brasil pedem a participação política nas eleições de 2024 para evitar intolerância...

Mais para você