InícioITAMARAJU | Escola Crescer apresenta LITERARTE 2018

ITAMARAJU | Escola Crescer apresenta LITERARTE 2018

A escola é um espaço de construção da aprendizagem do aluno leitor no processo de ensino e na aquisição do objeto de conhecimento na formação de um agente reflexivo e crítico. O LITERARTE é um projeto na área de Literatura e da Arte que instiga o aluno a ler e refletir a partir de diversos gêneros textuais a interpretação do mundo que vive.

A Escola Crescer esse ano trouxe um Literarte com temas pertinentes a valores, respeito, sustentabilidade e a valorização da mulher no cenário sócio histórico.

As turmas do Fundamental Anos Iniciais (2º ao 5º ano) apresentaram obras fantásticas do mundo da literatura infantil fortalecidas na construção do saber por meio da Arte e de seus objetos construídos resultando a prática de leitura oral, visual e concreta. São essas as obras: “A Fabulosa Máquina de Amigos”, do autor Nick Bland; “O Poder da Ação para Crianças” dos autores Paulo Vieira e Maurício de Souza; “Viagem ao Centro da Terra” de Júlio Vernes e Viagens de Guliver do autor Jonathan Swift.

Abraçando esta viagem literária, a Escola Crescer entra no túnel do tempo e constrói uma linha histórica enfatizada nas principais personagens e personalidades femininas e fatos marcante da luta das mulheres contra a opressão, violência e desrespeito.

As turmas do Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) apresentaram obras de autores femininas belíssimas no cenário da literatura contemporânea. Realizaram o recital da obra “Olhos de Gato” e da obra “Ou isto ou Aquilo” de Cecilia Meireles. Expondo a força e a beleza da mulher negra por meio da declamação dos poemas “Ainda, assim me Levanto”, de Maia Angelou e “Vozes – Mulheres” de Conceição Evaristo. Também teve a temática inspirada nos cordéis e poemas da cordelista Salete Maria: “Mulher também faz cordel” com a declamação do poema “Lugar de Mulher”.

As turmas do Ensino Médio (1ª a 3ª série) produziram peças teatrais inspiradas em um contexto histórico que perpassa os séculos XIX e XX com o tema: “Lucíola” e “Senhora” de José de Alencar, “Vida Secas” de Graciliano Ramos, “O Cortiço” e Aluísio Azevedo, “Dom Casmurro” de Machado de Assis e “Gabriela, Cravo e Canela” de Jorge Amado.

Assim sendo, o LITERARTE ratifica que…

“[…] o ato de ler implica um mergulho na própria existência – esta considerada como produto das determinações não apenas internas, mas externas aos sujeitos… o sujeito-leitor recupera seus conhecimentos e crenças, implementa seu raciocínio…” Guimarães (1995).

Escola Crescer – Educação de Excelência!

Matrículas 2019 Abertas! Venham fazer parte da nossa família.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Redes obedecem STF e contrariam lei dos EUA, diz Allan dos Santos

Jornalista afirma que as big techs precisam dar explicações sobre o bloqueio de conteúdos...

Lula liga da Colômbia para evitar votação que susta igualdade salarial sob embate com Lira

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil O presidente Lula (PT) 17 de abril de 2024 |...

Aniversário de Brasília fechará trânsito da Esplanada no fim de semana

A Esplanada dos Ministérios ficará fechada para trânsito de veículos entre as primeiras horas...

Comissão dos EUA diz que Moraes “censura” oposição ao governo Lula

Relatório de deputado pró-Trump diz que ministro do STF tenta “forçar” o X (ex-Twitter)...

Mais para você