InícioEscolas Paulo Freire e São Roque são reformadas e obra da Rua...

Escolas Paulo Freire e São Roque são reformadas e obra da Rua Acre é retomada

Há cerca de dois anos e meio o quadro não era dos melhores no município de Itamaraju. Salários atrasados, dívidas com fornecedores, sem crédito na praça e sem dinheiro em caixa. A Rua Frei Jeremias, principal via de acesso ao Hospital Municipal, estava totalmente esburacada e sem uma lâmpada sequer; várias ruas do Centro se encontravam intransitáveis por conta da ruptura do sistema de drenagem pluvial (as manilhas velhas não suportavam a força da água da chuva), algumas destas passaram mais de um ano sem manutenção, privando seus moradores até de colocar seus carros em suas garagens; lixo e mato por todos os cantos; a esperança do povo de Itamaraju estava apagada, não havia expectativa de melhora.

De lá para cá grande parte dos problemas estruturais foram enfrentados e resolvidos, e, hoje, a situação é outra: “a Prefeitura tem suas contas saneadas e a equipe de governo está se esmerando ao máximo para buscar a solução para os problemas mais complexos.

O trânsito, muitas vezes considerado caótico, está passando por um processo de organização com implantação da sinalização e guarda municipal; a limpeza da cidade, bem como a recuperação das ruas que passaram décadas esquecidas, mostra que o município vive um bom momento.

Para a Secretaria Municipal de Obras, as intervenções não devem parar, “nós tivemos que dar uma esperada por conta das chuvas, mas temos uma demanda muito grande de serviços a serem feitos e isso realmente não pode esperar”, conta um servidor da Prefeitura Municipal.

Entre as obras em andamento estão às reformas das escolas Paulo Freire, localizada na Praça Castelo Branco, e São Roque, no Bairro Corujão. Na Paulo Freire as intervenções ocorrem principalmente no telhado, que está sendo totalmente recuperado, e nas paredes, que receberam novo reboco e pintura. Já a São Roque está sendo beneficiada com reforma completa.

As obras da Rua Acre foram retomadas desde segunda-feira (17) com a implantação do meio-fio e, em breve, receberá o asfalto. Outra frente de trabalho está atuando na Rua Mem de Sá, no BNH, com serviço de concretagem (estão sendo utilizados mais de 15 metros cúbicos de brita).

A Prefeitura está fazendo também a manutenção nos bueiros com recuperação de tampas no bairro Vale do Jucuruçu, objetivando o melhor escoamento das águas da chuva e, concluiu recentemente uma obra de recuperação da rede de esgoto em Campo Alegre. De acordo com a Secretaria de Obras, houve reposição de manilhas na entrada do povoado.

Nos bairros Canaã e Liberdade, foi feito a terraplanagem com compactação em várias ruas, entretanto a PMI adiantou que no Canaã, o problema só será resolvido em definitivo com a implantação de um sistema de drenagem pluvial, semelhante ao que foi feito na Rua Acre. Esses bairros também serão contemplados com obras de pavimentação, graças a uma emenda do Deputado Federal Paulo Magalhães.

O município também está concluindo a pavimentação das ruas Artur Fontes Mascarenhas e Paissandu, no bairro Novo Prado. Isso, sem falar nas ruas Pedro Álvares Cabral, Manoel Elias Ribeiro (entre a Perimetral e o BNH), Almirante Barroso e Paulo VI (Bairro de Fátima), e ainda as ruas Jacobina (Centro) e Amélia Rodrigues (Bairro de Fátima). Essas vias foram pavimentadas por paralelepípedos.

Mas a PMI também está concluindo a pavimentação das ruas do Bairro Jaqueira e já entregou o asfaltamento de todas as ruas do Bairro Primavera, o que proporcionou uma transformação no visual do bairro e na qualidade de vida de seus moradores.

A Prefeitura Municipal de Itamaraju não para. Com todos os compromissos, fornecedores e servidores, rigorosamente em dia, as obras de infraestrutura que transformam o município continuam acontecendo em todos os cantos, na sede e no interior.

Por Nilson Chaves

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

A imagem pública das acompanhantes: desafios e oportunidades atuais

No Brasil, a imagem pública das acompanhantes na Bahia é uma questão cercada de...

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta sexta-feira (26) o hangar da...

Vídeo: mulher é agredida e jogada no chão por bandido durante assalto

Reprodução/Sintonize DF (@sintonizedf) 1 de 1 Uma mulher foi agredida durante um assalto, em...

Polícia investiga caso de jovem, que morreu após deixar sauna gay no centro de SP

A Polícia Civil investiga o caso de um homem de 23 anos, que morreu...

Mais para você