InícioEditorialEUNÁPOLIS | PRF recupera veículo roubado em Vila Velha

EUNÁPOLIS | PRF recupera veículo roubado em Vila Velha

 

Veículo Cruze/GM roubado em Vila Velha (ES) é recuperado pela PRF em Eunápolis (BA) com placas clonadas. As placas originais do automóvel foram trocadas para burlar fiscalizações.

Um veículo Chevrolet/Cruze, com ocorrência de roubo registrada em janeiro deste ano, foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite desta segunda-feira (11), em Eunápolis na Bahia.

Durante fiscalização de rotina, no Km 728 da BR 101, uma equipe da PRF abordaram um veículo Chevrolet/Cruze, com placas de São Paulo (SP), após o condutor ter realizado ultrapassagem em local proibido.

O automóvel era conduzido por um homem de 37 anos e tinha como passageiro outro homem de 31 anos. Durante a fiscalização no automóvel, foram encontradas diversas adulterações nos registros identificadores e os agentes após minucioso procedimento de identificação veicular, verificaram se tratar de um Chevrolet/Cruze roubado no mês passado, na cidade de Vila Velha (ES).

Para não levantar suspeitas, as placas originais foram trocadas por outras “clonadas” de um Cruze com características semelhantes.

O veículo apreendido, o motorista e o passageiro foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil, em Eunápolis (BA), para os procedimentos cabíveis.

O combate às fraudes veiculares é uma das áreas de atuação ordinária da PRF e ações pontuais são realizadas sempre que se constata uma maior incidência desse tipo de crime em determinadas regiões do país.

Como funciona o crime

O crime de fraudes veiculares resulta em múltiplas vítimas e está dividido em três fases distintas: o roubo, a adulteração e a revenda.

Na primeira fase temos claramente identificada a primeira vítima, que é a pessoa que teve seu veículo furtado ou roubado e, neste último caso, frequentemente com o uso de violência por parte dos criminosos.

Na segunda fase, a adulteração, os criminosos trocam a identificação do veículo e seus documentos para que pareça ser um veículo regular, também conhecida como clonagem. Neste momento o veículo recebe placas de outro veículo idêntico e o proprietário desse veículo, que se encontra em situação regular, torna-se a segunda vítima dos criminosos pois passa, muitas vezes, a receber multas de trânsito por infrações relacionadas ao veículo clonado.

A terceira e última fase é a revenda, alimentada pelo comércio ilegal desses veículos clonados, muitas vezes negociados em sites na internet por valores inferiores ao preço real do veículo. Nesta terceira fase do crime temos a terceira vítima em potencial, o comprador que, inadvertidamente, passa a ter a posse do veículo clonado.

Por | PRF

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Janones diz que rachadinha era “voluntária” e alega perseguição

O deputado André Janones alegou ao Conselho de Ética da Câmara, em sua defesa...

Operação policial na Maré suspende aulas em 24 escola e gera apreensão

A Polícia Militar realiza na manhã desta quarta-feira (24) uma operação na Nova Holanda...

Mais para você