InícioEx-deputado pelo PT e conselheiro do TCE, Zezéu Ribeiro morre em SP

Ex-deputado pelo PT e conselheiro do TCE, Zezéu Ribeiro morre em SP

Morreu em São Paulo nesta quarta-feira (25) Zézéu Ribeiro, 65 anos, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE). Ele tinha sido transferido de Salvador para o Hospital Sírio-Libanes após hemorragia digestiva e aguardava por um transplante de fígado.

10003973_458826977581392_2024221202_n[1]

A informação foi confirmada pelo irmão Pola Ribeiro, comunicador e cineasta. O hospital não divulgou boletim médico. Ele foi deputado federal por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), além de secretário do Planejamento da gestão do ex-governador Jaques Wagner. O governo decretou três dias de luto. Na quarta-feira (25), Zezéu recebeu visita do governador Rui Costa.

Para o líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto, o conselheiro do TCE é uma das principais referências do partido na Bahia. “Foi o primeiro candidato a prefeito de Salvador, foi da direção estadual e sempre ajudou a todos nós. Sempre foi uma pessoa firme nas suas convicções. É uma perda significativa. Um grande político, excelente companheiro e pessoa de agregação. Zezéu pavimentou a estrada para todos nós, para consolidar o nosso partido. Isso foi muito importante na formação e organização dos quadros do nosso partido. Foi no gabinete de Zezéu que se formou a juventude do PT”, afirma.

Em nota, Inaldo da Paixão Santos Araújo, presidente do TCE, lamenta o falecimento e cita o conselheiro como “uma pessoa que conseguiu conquistar o afeto e consideração de todos no Tribunal de Contas, apesar do pouco tempo de convivência”. “Além de mostrar muita capacidade e qualificação para o exercício das funções de conselheiro, nosso querido Zezéu, com seu temperamento expansivo e generoso, ganhou o carinho de todos nós muito rapidamente e soube fazer a diferença. Com a sua morte, perdem a Bahia e o Brasil um grande homem público, que honrou todos os cargos que ocupou ao longo de sua vida”.

Araújo afirmou que chegou a visitar Zezéu no hospital na manhã desta quarta e conversou com a esposa dele, Lola. “Havia a consciência de que o seu estado de saúde era grave, mas restava muita esperança na vitória em sua luta pela vida. Porém, devemos nos resignar e aceitar os desígnios de Deus, que, na sua infinita sabedoria, decide os destinos de todos nós. Em nome dos conselheiros e servidores do TCE-BA, nos solidarizamos com toda a família enlutada”.

Em nota, o prefeito de Salvador, ACM Neto, lamentou a morte do conselheiro e líder petista no estado.  “Durante muitos anos fomos colegas na Câmara Federal e sou testemunha de sua atuação parlamentar. Zezéu sempre se preocupou com todos os assuntos relacionados à Bahia. Outra característica dele era o respeito à diversidade de opinião, além de estar sempre bem-humorado”, afirmou.

Trajetória

Zezéu é ex-deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-secretário estadual de Planejamento. Zézéu assumiu a vaga aberta após vencer votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), tendo como concorrente o deputado estadual Carlos Gaban (DEM).

O político se formou em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o primeiro mandato foi como vereador de Salvador, em 1993. Zezéu era filiado ao PT por mais de 30 anos. Ele também foi vereadorpor três vezes.

Zezéu se licenciou do mandato de deputado na legislatura 2011-2015 para assumir o cargo de Secretário de Planejamento da Bahia. Em 2014, renunciou ao mandato de deputado mais uma vez para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia.

Por | G1

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo pede apoio a propostas para aumentar arrecadação

Secretário da Receita Federal disse que mudanças em medidas legislativas reduziram expectativa de arrecadação...

Preço de medicamentos aumenta até 4,5% a partir de domingo (31/3)

O governo federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) a autorização para aumento...

Brasil e França assinam acordos em meio ambiente e energia

Os presidentes Lula e Macron ratificaram alguns dos acordos durante a visita oficial do...

Mais para você