InícioEditorialFábio Costa (Fabão), do Carranca Team em Eunápolis, é o Campeão Mundial...

Fábio Costa (Fabão), do Carranca Team em Eunápolis, é o Campeão Mundial de Jiu-Jitsu

No último final de semana, o Carranca Team trouxe para Eunápolis e região o honroso título de Campeão Mundial de Jiu-Jitsu pela CBJJE, ganho pelo atleta Fábio Costa, o Fabão, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
“Título muito importante pra mim, pra minha família, pra toda a equipe do Carranca Team que é a minha segunda família, essa família maravilhosa, depois que há 10 anos atrás conquistei a Copa do Mundo no Rio de Janeiro”, disse Fabão, emocionado.

   160719221222-z

Com 1,86m de altura, peso de 115 quilos, 20 anos no esporte, 10 anos na região, onde chegou com apenas R$ 100 reais no bolso, e o mesmo tempo como faixa preta, 3º grau de Jiu-Jitsu há dois anos, para chegar até aqui Fabão teve que “ralar” muito. Tendo iniciado na cidade de Buerarema, lá não conseguiu viver do esporte e foi para São Paulo, onde ganhou a Copa do Mundo, veio em seguida para Eunápolis, ganhou o campeonato Norte-Nordeste de Faixa Preta e por aqui ficou até conseguir criar o Carranca Team, que vem se destacando na região, na Bahia e no Brasil em todas as modalidades.

160719221224-c

“Quando cheguei em Eunápolis, tive muitas dificuldades, não tinha como viver só de luta. Trabalhei de segurança, em casa noturna, em viveiro de cacau clonado, tentando conciliar com os treinos, fui dar uma aula na Academia de Juraci Cruz, chamei uns trinta caras entre os mais fortes da cidade, seguranças, para fazer um treino, mostrar as técnicas, comecei a fazer combate com eles e ´peguei` todo mundo, um por um, quando então insistiram para eu ficasse na cidade de Eunápolis. Fiquei morando de favor durante dois meses na casa do chefe de segurança William e Juraci Cruz me cedeu sua academia sem ganhar nada durante um ano pra me ajudar. Morei sozinho num APzinho alugado com colchão no chão, fogãozinho duas bocas, um televisor velho doado pela minha mãe, também no chão, geladeira sem nada, o pessoal me chamando de cacique porque não tinha nem mesa pra preparar a comida, que era feita no chão”, relata o campeão.

Busca da independência
“Em determinado momento, já querendo ir embora porque estava de saco cheio de dar aula na academia dos outros, um aluno meu, Júnior Marabá, da Papel Mix, doou um tatame e comecei a trabalhar num espaço pequeno de 30m², mas fui crescendo e chegamos ao porte em que estamos hoje, com um tatame de 110 metros quadrados”, relembra Fabão.

160719221226-h

Atividades e desafios
Com academias em Eunápolis, Itabela, Itamaraju e Belmonte, onde trabalha com cerca de 500 alunos nas modalidades de Jiu-Jitsu, Muay Thai, Box, MMA, Luta Livre, Fabão tem como próximo desafio a disputa de título mundial sem quimono (ADCC) em São Paulo, ainda nesse semestre.

Batalha pelo título
“Com apoio da Prefeitura/Secretaria de Esportes de Eunápolis através do secretário Davi Matos, da Papel Mix, Jal Auto Pelas, Sorridente, Santa Fé, Açougue Popular, Britofarma e Cotreu, com muito treino em todas as modalidades diariamente durante dois meses com meus alunos, fizemos uma competição regional, treinei em Itabuna, treinei na academia do Viscarde (atleta do UFC) em São Paulo”, relata Fábio.

“Para chegar ao título, enfrentei inicialmente adversários de todos os pesos, de 60 até 150 quilos. No primeiro dia de competições fui parado na segunda luta por um bi-campeão mundial, numa luta polêmica que todos disseram que foi minha. No dia seguinte, na categoria de peso acima de 100 quilos, fiz a primeira luta bem dura com um adversário muito técnico do sul do país. Na segunda luta, fiz uma guerra com um gigante de 1,95m de altura que me deixou assustado, mas que acabou sentindo a pegada do Carranca, e na final enfrentei o campeão mundial 2015, um grande atleta (não gosto de ficar sabendo o nome de ninguém não… eu gosto de chegar lá e encarar). Agora todos no Brasil sabem quem é o Carranca Team, através de Fábio Costa, que ganhou esse título tão importante”, fala orgulhoso, mas consciente e com muita humildade, o campeão mundial de Jiu-Jitsu.

Objetivos
Como enfatiza Fábio Costa, graças aos patrocinadores, eventos importantes com renomados ícones do esporte já foram e continuarão a ser realizados para levar o nome da cidade e da região para todo o país, ressaltando com muita propriedade que a intenção maior do esporte é melhorar as pessoas, a saúde, a autoconfiança, a disciplina, o respeito, a educação, e que o primeiro objetivo é que os atletas sejam campeões na vida, e depois serem campeões no tatami, no octagon, no ringue.

160719221227-q

Mensagem/homenagem
“Não é impossível chegar lá. Mas é preciso trabalhar duro, acreditar, ser honesto. Eu queria esse título para homenagear minha família, todos os meus alunos, que me ajudaram diariamente, acreditaram, para demonstrar toda minha gratidão. Se eu estou aqui hoje, foi graças a eles. O título é de toda a família Carranca, de todas as modalidades”, finaliza o Campeão Mundial de Jiu-Jitsu, Fábio Costa, ou simplesmente, Fabão.

Fonte | CliC101 | Idalício Viana

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo de São Paulo se compromete com o STF a adotar câmeras em operações policiais até setembro

O governo de São Paulo firmou compromisso com o STF (Supremo Tribunal Federal) para...

Pacheco acata pedido do governo e adia novamente sessão de vetos

Articulação de Lula consegue nova prorrogação para não sair...

Deputado do PT completa lista tríplice para relatar cassação de Brazão

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil Jorge Solla (BA) substitui a deputada Rosângela Reis...

Prefeitura inicia implementação de sistema de drenagem em bairro de Teixeira de Freitas

O funcionamento adequado das áreas urbanas é garantido por uma série de fatores; dentre...

Mais para você