Facebook vai remover contas inativas; curtidas em páginas podem diminuir

O Facebook vai mudar a forma de contar o número de curtidas recebidas por páginas, informou a rede social nesta quinta-feira (5). A partir de agora, o site não vai mais somar as contas desativadas ou memorializadas (de pessoas que já morreram), o que vai fazer com que muitas páginas de marcas e fãs percam algumas curtidas. A intenção é tornar os dados mais consistentes e próximos da realidade.

A mudança deve ser implementada a partir das próximas semanas e administradores de páginas já estão recebendo avisos sobre as novas regras nas páginas de configuração e administração de curtidas de fãs.

captura_de_tela_2015-03-05_as_131019[1]

O texto diz: “Recentemente atualizamos a forma como medimos o número de pessoas que curtiram sua Página. As Páginas poderão observar uma redução do número de curtidas após 12 de março quando removeremos as curtidas de contas do Facebook inativas”.

A remoção da curtida para contas inativas é temporária e só é computada enquanto a conta permanecer desta forma. Caso ela seja reativada, a curtida volta a ser computada no total das páginas. Ou seja, se o usuário volta para a rede social, ele também volta a ser um fã da página, engordando estatísticas. O Facebook também informa que a mudança não deve afetar o alcance dos posts.

Segundo a rede social, existem dois benefícios importantes para a mudança. O primeiro é garantir que empresas ou entidades tenham acesso a resultados mais confiáveis. Isto faz com que sua percepção sobre seu público seja mais clara e permite que eles tenham em mãos dados mais importantes.

A alteração também é importante para dar consistência às práticas do Facebook. A rede social já havia adotado uma medida semelhante para posts individuais de páginas, que também não contam curtidas de contas inativas ou memorializadas. Desta forma, a rede social mantém um único padrão que passa a ser seguido em todo o site. Recentemente, o Instagram passou por processo semelhante contra fakes.

Via Facebook / Techtudo

Deixe seu comentário. Interaja Você Também!