InícioFilme apoiado pelo Fundo de Cultura do Estado concorre a prêmio em...

Filme apoiado pelo Fundo de Cultura do Estado concorre a prêmio em mostra internacional‏

Um enredo que traduz a relação entre pai e filho colocou o longa-metragem ‘Travessia’, do diretor baiano João Gabriel, entre as grandes produções artísticas da 39ª Mostra Internacional de Cinema, que acontece em São Paulo ao longo de duas semanas. O filme, que teve cenas gravadas em Salvador, concorre ao prêmio na categoria Competição Novos Diretores e representa a Bahia no evento, considerada o maior do cinema nacional e um dos maiores da América Latina.

Itamaraju - in - co

“O cinema tem a função de fazer vários tipos de abordagem. A diversidade de olhares é muito importante e, nesse filme, eu quis focar uma Salvador urbana, que não precisa ser passada com os estereótipos que normalmente são [mostrados]”, explica Gabriel.

Estrelado por nomes da dramaturgia brasileira, como os atores Chico Diaz e Caio Castro, o filme teve apoio do Governo da Bahia para ser produzido. O projeto foi contemplado com R$ 1,3 milhão do Edital de Longa Metragem, do Fundo de Cultura do Estado, publicado em 2013.

De acordo com Chico Diaz, um dos protagonistas na trama, o incentivo à arte é necessário para que a indústria cultural se fortaleça no País. “A nossa atividade é industrial, não é mais artesanal. O apoio do Estado é fundamental para nortear uma política que incentive a cultura na Bahia e no País. O cinema tem um peso industrial bem alto”.

Na história, Roberto (Chico Diaz), um homem solitário e infeliz vive em conflito com Júlio (Caio Castro), o único filho. Um acidente provoca a aproximação deles que, no entanto, acabam se afastando novamente devido ao contexto do tráfico de drogas em que Júlio se insere na trama.

O desfecho da história pode ser conferido, em sessão especial na noite deste sábado (24), às 22h, durante a Mostra no Cinearte 1, na capital paulista. Outras duas sessões ocorrem, nos dias 25 e 26 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema (às 16h) e no Cinearte 2 (às 19h50). A estreia está prevista para março de 2016.

Foto | Divulgação

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mais para você