InícioGoverno Dilma classifica como "primeiro passo" promessa de Obama

Governo Dilma classifica como “primeiro passo” promessa de Obama

O governo brasileiro informou neste domingo que vai acompanhar com atenção os desdobramentos da promessa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de proibir espionagem contra líderes de países aliados.

O porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, classificou de “primeiro passo” o anúncio feito por Obama na sexta-feira. “O governo brasileiro irá acompanhar com extrema atenção os desdobramentos práticos do discurso”, disse Traumann, segundo nota publicada no Blog do Planalto.

A presidente Dilma Rousseff teria sido um dos alvos de espionagem por parte da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês). Também teria sido objeto de vigilância dos arapongas norte-americanos a estatal Petrobras.

Diante dessas revelações, feitas pelo ex-funcionário de inteligência Edward Swnoden, Dilma chegou a adiar uma visita de Estado a Washington em protesto.

Obama anunciou na sexta-feira que proibiu a espionagem de líderes de países amigos e aliados e começou a frear a vasta coleta de dados telefônicos de norte-americanos como parte de uma série de reformas desencadeada pelas revelações de Snowden.

“Os líderes de nossos países amigos e aliados merecem saber que, se eu quiser saber o que eles pensam de um assunto, eu vou pegar o telefone e ligar para eles, em vez de recorrer à vigilância”, afirmou Obama na ocasião.

Sem fazer avaliação sobre a fala do presidente dos EUA, Traumann limitou-se a informar, segundo a nota, que o governo brasileiro analisou “detidamente” o anúncio sobre as mudanças na atuação da NSA.

Por | Reuters

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro quase é derrubado por onda em praia no Rio; assista

Cercado por apoiadores, ex-presidente gravava vídeo convocando pessoas para...

25 parlamentares arrecadam R$ 125 mil para custear ato de Bolsonaro no Rio; veja nomes

Foto: Isac Nóbrega/Arquivo/PR O ex-presidente Jair Bolsonaro 20 de abril de 2024 | 11:18 ...

Irmã revela que Davi Brito está com depressão: “Deixem ele em paz”

Depois de Davi Brito rasgar o verbo numa live para se manifestar sobre o...

Carlinhos de Jesus relata encontro com mãe do assassino de seu filho

O coreógrafo Carlinhos de Jesus relembrou o encontro com a mãe do assassino de...

Mais para você