InícioHonda Vezel, o suv que chega ao Brasil em 2015

Honda Vezel, o suv que chega ao Brasil em 2015

Os SUVS compactos estão ganhando espaço no mundo. Com design estiloso diferente de um off-road tradicional, eles são normalmente voltados para uso urbano, e sua posição de dirigir elevada é agradável. A sensação de estar em uma minivan é parte do segredo de sua popularidade.
O Honda Vezel é uma nova adição a este gênero, e a grande aposta global da marca para conquistar terreno em mercados onde os pequenos crossovers fazem tanto sucesso. Como o Brasil, onde ele começa a ser fabricado a partir de 2015 para enfrentar Ford EcoSport e Renault Duster na faixa de R$ 68 mil.

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A ideia deste novo Honda é fundir o charme de um cupê, a praticidade de uma minivan e o porte de um SUV. Embora seja baseado na plataforma do Fit – que traz o tanque de combustível ao centro -, o Vezel é 80 mm maior que o hatch. Porém, o comprimento total de 4,295 m é 240 mm menor que o de seu irmão CR-V. Enquanto isso, seus 1,770 m de largura foram adotados pensando em uma estratégia mundial, e isso sem estrapolar o tamanho das ruas japonesas.

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No japão, o Vezel conta com duas opções de motores em sua linha: 1.5 litro a gasolina de tração dianteira que faz sua estreia, com 131 cv de potência e consumo médio anunciado de 20 km/l, e o 1.5 híbrido de tração integral, que une o bloco a gasolina a um motor elétrico. No conjunto, esta versão desenvolve 152 cv de potência e promete consumo de 27 km/l.
Um dos apelos do Vezel é o design. A seção superior de sua carroceria traz o estilo de um cupê, enquanto a inferior mostra a força inconfundível de um SUV. A fusão dos dois irá certamente deixar muitos pensando que ele, simplesmente, tem um visual muito legal.

De qualquer maneira, ao olhar para o interior da versão a gasolina do Vezel – disponível apenas em cinza escuro – ele parece bem simplista se comparado com o interior luxuoso da versão híbrida, que traz tons de marrom, painel de instrumentos em LCD com cores especiais e aletas para troca de marchas. Por conta da disposição do painel, as orientações do sistema de navegação foram omitidas dos mostradores de instrumentos, assim como acontece com alguns modelos alemães.
Embora o Vezel pareça ser um carro de design, é justamente onde a praticidade não foi esquecida que ele brilha mais. Os assentos traseiros ajustáveis oferecem 13 cm de espaço para a cabeça (para um passageiro de 1,72 m), e os 24 cm de espaço para as pernas é bem generoso em comparação com outros carros da categoria. Aliás, as capacidades e facilidades de ajustes dos bancos são excelentes.
A abertura do porta-malas é larga e alta, com a base excepcionalmente baixa para um SUV, a apenas 65 centímetros do chão – o que torna muito mais fácil do que o normal carregar e descarregar itens grandes e mais pesados. Quando os assentos traseiros são rebatidos, o piso do porta-malas se torna excepcionalmente baixo e plano, um dos benefícios da disposição central do tanque. Com os bancos traseiros assim, o porta-malas é grande o bastante para comportar duas bicicletas com as rodas dianteiras removidas.

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Todas as versões do Vezel trazem, de série, amortecedores Sachs, e embora os pneus Eco Special de 16 polegadas façam o Vezel parecer um pouco leve demais na dirigibilidade, quando comparados com os pneus normais de 17 polegadas da versão híbrida, eles parecem bem comuns.

Na hora de acelerar, o Vezel a gasolina nunca fica devendo em potência. Dirigi-lo é, contudo, agradavelmente suave em comparação à versão híbrida, de características mais duras e esportivas. De qualquer maneira, no todo, a dirigibilidade não traz o frescor de algo novo e é um pouquinho barulhenta. Isto é efeito dos ruídos dos pneus Eco Special e do escapamento, que invadem a cabine pela parte traseira devido à falta de isolamento acústico e de material rígido no porta-malas – características que não se repetem no interior premium da versão híbrida.

Em resumo, o design (especialmente a coordenação de cores do interior e a área ao redor do painel) e a sensação ao dirigir são muito melhores no Vezel híbrido. Na verdade, quase 80% dos pedidos de compra do Vezel no Japão foram por essa versão. A diferença de preço entre elas é surpreendentemente pequena (cerca de R$ 7.700), o que também explica sua popularidade. Vale a pena andar em ambas as versões antes de tomar sua decisão, elas realmente personalidades bem próprias que podem definir a compra.

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Autoesporte já havia adiantado a versão nacional do Vezel, mas foi apenas nesta semana que a Honda confirmou a informação. A motorização no Brasil ainda não foi divulgada, mas deverá seguir de perto as opções oferecidas no novo Fit nacional, que será apresentado ainda este semestre. Por aqui, o SUV seguirá manterá o nível de acabamento da versão híbrida japonesa, embora com motor 1.5 flex.

Por | Revista Auto Esporte

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